O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou, no dia 23 de agosto, em Brasília (DF), da reunião do Conselho Consultivo Nacional da Plataforma Global do Café (GCP), que também contou com representantes de Abics, Abic, CNA, JDE, Olam, CNC e P&A Marketing.

De acordo com a gestora de Sustentabilidade do Cecafé, Lilian Vendrametto, foi apresentado um resumo das atividades realizadas pela Plataforma no Brasil em 2018, destacando a disseminação do Currículo de Sustentabilidade do Café, por meio do aplicativo que objetiva maximizar todos que trabalham com sustentabilidade, introduzindo conceitos sustentáveis dentro do agronegócio.

Na oportunidade, também foi citada a implementação do Sistema Interno de Gestão (SIG), além da necessidade de medição dos impactos no campo (indicadores) e de uma melhoria contínua.

Lilian comenta, ainda que o Projeto da Indicação Geográfica do Café foi mencionado como a 1ª IG de café sustentável do Brasil, sendo esta “uma grande iniciativa da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial para reconhecimento da importância das características peculiares do Café Robusta produzido nas Matas de Rondônia, nas cercanias do município de Cacoal”.

A gestora de Sustentabilidade do Cecafé revela que as discussões também se deram acerca da institucionalização do Conselho, uma nova organização social a ser criada, e da proposta de valor para os setores, cujo objetivo é: Produtores, Comércio, Indústria e Sociedade Civil pensando sob o viés de ações locais para se obter resultados globais: na direção a regiões cafeeiras sustentáveis.