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O programa Criança do Café na Escola objetiva inserir escolas de comunidades cafeeiras no mundo digital, permitindo que um grande número de crianças da zona rural tenha as mesmas oportunidades de acesso ao conhecimento das crianças dos grandes centros urbanos. Colaborando com a melhora da qualidade de ensino, acreditamos que contribuímos para a diminuição do êxodo rural e fixação do homem no campo.

Histórico e atividades atuais

O projeto teve inicio em 2004 e atualmente conta com 136 laboratórios digitais instalados em 6 Estados do País. O Programa previu a estruturação de um laboratório de informática completo com 10 computadores, equipamentos de informática e material correlato para a escola. Cada sala digital foi montada em parceria com um exportador associado ao Cecafé ou entidade do setor. A escolha do município beneficiado normalmente é feita pela empresa exportadora associada ao Cecafé, que possui filial ou comercializa café na região e pela vivência prática conhece as carências locais.

A partir de 2015, o projeto decidiu focar seus esforços na modernização das salas existentes e na ampliação do aproveitamento pedagógico e pela comunidade ao redor das escolas por meio da utilização das salas digitais do Cecafé.

Público

O público atendido no programa Criança do Café na Escola são jovens e crianças de escolas públicas do ensino infantil, fundamental e médio de comunidades cafeeiras, e em muitos casos os próprios professores da escola. Algumas escolas abrem a sala digital para a comunidade do entorno.

Benefícios aos professores

  • Inclusão digital
  • Estímulo
  • Autoconfiança
  • Novos conhecimentos
  • Melhora na qualidade do ensino
  • Trocas de experiências
  • Novas técnicas para ensinar
  • Ensino globalizado

Benefícios aos alunos

  • Inclusão Digital
  • Estímulo
  • Valorização
  • Oportunidades
  • Interatividade em aprender
  • Trabalho em equipe,
  • Novos conhecimentos
  • Aprendizado

Números do projeto

  • 137 salas digitais
  • 1.370 computadores instalados
  • 40.000 crianças e jovens beneficiados
  • 6 estados produtores alcançados: MG, BA, ES, SP, PR, RJ

Principais resultados alcançados

  • Voluntariado: O projeto tem estimulado o espírito voluntário das comunidades onde é implementado, incentivando pessoas que tem conhecimento em informática a dedicarem algumas horas semanais de ensino a docentes e alunos.
  • Comunidade participativa: O acesso da comunidade a sala de informática é crescente, principalmente nas escolas que tem programas aos finais de semanas e período noturno.
  • Aumento da frequência: A sala digital colabora para o aumento de interesse do aluno na escola, e consequentemente com o aumento da frequência do aluno a escola.
  • Produção local de conteúdo: Produção de jornalzinho da escola, trabalhos escolares, aulas de reforço, utilização de programas educacionais, utilização do computador como ferramenta auxiliar na educação.
  • Visibilidade: A participação da empresa exportadora e do próprio Cecafé na comunidade, fortalece a imagem do setor na região.

Escolas participantes

Empresas parceiras