IPEP – C 2024.4

O IPEP do Conilon

Em 2024, o café conilon brasileiro alcançou recordes de desempenho e valores. Registramos um volume total de exportação anual de 50,5 milhões de sacas, um aumento de quase 15% em relação ao recorde anterior de 2020. A exportação de café conilon superou 9 milhões de sacas, um aumento de quase 90% sobre o maior volume exportado para qualidade também ocorrido no ano de 2020.

Na média para o ano de 2024, o IPEP-C ficou em 96,5%, mas atingiu 104,3% na média do último trimestre do ano. Nesse trimestre o preço interno ponderado do café conilon foi 4,3% acima do valor FOB de exportação. Para o mês de dezembro o preço médio interno foi de U$ 292,87 por saca, também um recorde em termos nominais e reais.

A combinação de recordes em 2024 – grandes volumes de exportação, preços internos elevados e um IPEP-C gravoso, tornam o ano inusitado e difícil de ser repetido. Claramente, a demanda global por café conilon continuou a crescer, impulsionada pelo aumento do consumo em mercados emergentes, e outros países produtores apresentaram problemas em suas safras. Espera-se que o IPEP-C retorne ao normal, entre 90 e 95%, a partir do segundo trimestre de 2025.

Com esses resultados impressionantes, 2024 será lembrado como um ano excepcional para o mercado de café conilon brasileiro, destacando a importância contínua deste produto no cenário econômico nacional e internacional.

1 Notar que o IPEP utiliza uma média ponderada do preço interno considerando um período de três meses de precificação, para a comparação da participação no preço FOB mensal. Portanto a simples utilização dos preços médios anuais apesar de próxima ao valor do IPEP, não representa o valor considerado. Nesse ano de 2023, observamos 92,0% para as médias com um IPEP de 91,0%.

METODOLOGIA

Para o preço interno, utilizamos a série de preços publicada pelo CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz)2. A partir do valor do preço médio mensal da CEPEA, em dólares americanos, calculamos, para comparação, uma média ponderada de três meses do preço do mercado interno P de acordo com a fórmula:
??=(??∗0,2)+(??−1∗0.5)+ (??−2∗0.3) onde p-1 e p-2 representam os preços dos dois meses anteriores.
Essa formulação, estima o fato de que as exportações do mês corrente foram contratadas (ou precificadas) com um ‘lag’ temporal de 1 ou 2 meses. A partir do cálculo do preço ponderado P calculamos o IPEP-C dividindo P, pelo valor do preço médio FOB.