IPEP – C

O IPEP do Conilon

O IPEP-C do Conilon para o terceiro trimestre de 2021 alcançou 108.1%. Esse percentual significa que o preço médio recebido pelo produtor de café conilon no trimestre foi 8.1%, acima do preço médio FOB da exportação do café robusta. No passado, (safra 2011-12) o IPEP-C já chegou a valores semelhantes, acima de 100%, durante alguns meses, demonstrando uma clara gravosidade na exportação de conilon.

É normal que essa gravosidade na exportação aconteça em momentos de altas significativas e abruptas do mercado de café. O preço médio do terceiro trimestre levantado pelo CEPEA foi de U$123.87, um aumento de 40.1% em relação à média de U$88.34 do trimestre anterior.

METODOLOGIA

Para o preço interno, utilizamos a série de preços publicada pelo CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz)2. A partir do valor do preço médio mensal da CEPEA, em dólares americanos, calculamos, para comparação, uma média ponderada de três meses do preço do mercado interno P de acordo com a fórmula:
𝑃𝑃=(𝑝𝑝∗0,2)+(𝑝𝑝−1∗0.5)+ (𝑝𝑝−2∗0.3) onde p-1 e p-2 representam os preços dos dois meses anteriores.
Essa formulação, estima o fato de que as exportações do mês corrente foram contratadas (ou precificadas) com um ‘lag’ temporal de 1 ou 2 meses. A partir do cálculo do preço ponderado P calculamos o IPEP-C dividindo P, pelo valor do preço médio FOB.