Nesta quinta-feira, 11, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou da reunião do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília (DF).

Os membros do colegiado definiram, no encontro, um orçamento recorde do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para a safra 2019, no montante de R$ 5,071 bilhões. A linha de Financiamento para Aquisição de Café (FAC) foi ajustada em 8,1% em relação a 2018 e contará com R$ 1,149 bi na temporada atual.

Em relação aos juros do Funcafé, as taxas foram mantidas em relação a 2018. Dessa forma, as linhas de Custeio, Estocagem e FAC Cooperativas terão taxa de 7% ao ano e as de Capital de Giro e FAC (com exceção às cooperativas) de 9,5% ao ano. A remuneração do Fundo ficou fixada em 4%.

Durante a reunião, o Cecafé fez um pronunciamento a respeito da falta de fiscais agropecuários nos Portos de Santos (SP) e Vitória (ES), fato que gera atrasos e prejuízos aos exportadores. Ficou acordado que o Conselho elaborará um documento, a ser apresentado e posteriormente acatado pelo CDPC, como moção. A intenção é encaminhá-lo ao secretário de Defesa Agropecuária e ao chefe do Vigiagro para sanar esse problema.

O Cecafé foi representado na reunião pelo presidente Nelson Carvalhaes e pelo diretor geral Marcos Matos.