No dia 22 de agosto, foi realizada a 24ª reunião do Grupo de Trabalho do Programa Brasil da Plataforma Global de Café (GCP, em inglês), em Brasília (DF), que contou com a participação de representantes de Cecafé, CATI, Cocapec, Cooxupé, Cooabriel, CNA, CNC, Emater-MG, Emater-PR, Seapa-MG, Senar-MG, Imaflora, Incaper-ES, UTZ, EISA, Olam, P&A e Synapse Consultoria.

Os principais assuntos discutidos foram (i) a reorganização da GCP (apresentação e validação da estrutura de proteção dos dados do Currículo de Sustentabilidade do Café – CSC), enfatizando o uso do aplicativo para celular, tablet e computadores; (ii) a aceleração da implementação do Modelo de Assistência Técnica Coletiva; (iii) a medição da sustentabilidade usando os novos indicadores; (iv) a implementação do Sistema Interno de Gestão (SIG), mostrando a importância e a prioridade; (v) a construção de meta coletiva para avaliações no aplicativo do CSC; e (vi) indicadores e a iniciativa dos membros.

Também foi feita a apresentação do Método PBL (Problem Based Learning) da Synapse, na qual o neurologista Ariovaldo da Silva explicou o passo a passo da metodologia: 1) Definição dos objetivos de aprendizagem; 2) Elaboração da situação-problema; 3) Desenvolvimento de um slide kit; 4) Seleção dos moderadores; 5) Capacitação de moderadores e 6) Realização de encontros.

O evento contou, ainda, com o depoimento de Samara Batista, da Cooabriel, explicando seu envolvimento e o comprometimento com as mudanças na região de atuação da cooperativa através do emprego do Currículo da Sustentabilidade do Café como subsídio.

Segundo Lilian Vendrametto, gestora de sustentabilidade do Cecafé, o App do Currículo de Sustentabilidade do Café é uma ferramenta de mensuração importante. “Aliada ao programa Produtor Informado do Cecafé, pode contribuir fortemente na mudança de comportamento dos pequenos agricultores, promovendo um processo de melhoria contínua rumo à sustentabilidade”, analisa.

Os participantes saíram da reunião satisfeitos e entusiasmados com os resultados dos trabalhos apresentados e assumiram o compromisso de se engajar nas parcerias e projetos.