A melhoria de processos agronômicos, aliada a preocupação com qualidade café e a conservação do meio ambiente tem surtido efeito na produção cafeeira nos últimos anos e elevado o estado de Rondônia ao patamar dos grandes produtores de café do país. Com destaque para a variedade conillon, que melhor se adaptou ao solo local, a produção vem aumentando a cada ano e é cada vez maior a procura de produtores rurais para investimento na cafeicultura. Corroborando com essa informação, foi realizado na última semana de setembro, a “Missão Robustas Amazônicos” contando com a presença dos participantes do Grupo de Trabalho Brasil da Plataforma Brasil de Sustentabilidade do Café, juntamente foram realizados workshops do Projeto de Indicação Geográfica e apresentação do Plano Estratégico da Região de Café Matas de Rondônia – Robustas amazônicos e a 4ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) que teve um aumento de 260% no número de inscritos.

Importante salientar que o Cecafé é membro ativo, extremamente participativo nas orientações das discussões do Grupo de trabalho da Plataforma Global, nas questões relacionadas ao projeto do Uso Responsável de Agroquímicos, principalmente nos assuntos sobre Limites Máximos de Resíduos, uso de Equipamento de Proteção Individual para manipuladores e devolução de embalagens vazias de agroquímicos.

 

Diversas atividades foram realizadas, entre elas: dias de campo em propriedades rurais e na aldeia dos índios Suruí, assistidos pela Emater Rondônia, onde foram discutidos assuntos relacionados a sustentabilidade e qualidade da produção de café, destacando as questões de manejo e fisiologia, irrigação, uso de agroquímicos. Diversos representantes, entre os quais, das indústrias de café especial, solúvel, torrado e moído e exportadores de café do Brasil também participaram ativamente das discussões e workshops. Outras entidades como os representantes dos órgãos de Assistência Técnica do Brasil para o setor de café também enriqueceram as reuniões e encontros.

Com o incremento da demanda mundial por cafés especiais, ou seja, de melhor qualidade, janelas de oportunidades estão surgindo para os cafés arábicas, Robustas e Conilons brasileiro. Os resultados gerados nos projetos de melhoramento genético das populações de Robustas, subsidiaram a solicitação de registro da marca Robusta Amazônico pela Embrapa Rondônia, no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Simultaneamente, está contribuindo com a Rede Nacional de Inovação e Produtividade (RENAPI), vinculado à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) quanto a solicitação de reconhecimento pelo INPI, para Indicação Geográfica (IG) da principal região rondoniense produtora de cafés Robustas Amazônicos. A denominação comercial provável será baseada no terroir “Matas de Rondônia”. De forma resumida, pode-se afirmar que a Indicação Geográfica tem como objetivo apoiar ações de melhoria da qualidade do café Robusta na região bem como criar uma identidade própria graças as suas peculiaridades locais de cultivo e aspectos culturais e geográficos. Para consolidar ainda mais a reputação do Cecafé, a área de Responsabilidade Social e Sustentabilidade vem participando e apoiando esses eventos.

A realização do Concafé tem permitido aos cafeicultores rondonienses pensar muito além de suas propriedades. Com incentivo do governo e assistência técnica da Emater-RO muitos deles têm primado pela qualidade da sua produção e o resultado vem sendo muito maior que o esperado. É importante salientar a atenção e cuidado na hora de provar as amostras. Foram totalizadas 306 amostras, sendo 50 amostras são de produtoras mulheres. A comunidade indígena também foi reapresentada com nove inscrições são de produtores indígenas das etnias Aruá do município de Alta Floresta e Suruí de Cacoal.

Nesses quatro anos de realização do Concafé, o café de Rondônia conquistou projeção nacional oportunizando a participação de cafeicultores rondonienses em concursos internacionalmente reconhecidos, tendo inclusive, vencido alguns deles, a exemplo do Coffee Of The Year, que elege os melhores cafés do Brasil.

Segundo Janderson Dalazen, assessor Técnico da Secretaria de Estado da Agricultura de Rondônia e especialista em Q Robusta Grader e também um dos juízes que analisam as amostras de café, além de ser responsável pelo o evento, afirma que a premiação do concurso é um grande acontecimento de café no Brasil, e considerado o maior evento voltado a qualidade e sustentabilidade do Café robusta no Brasil. Ressalta que auditorias nas propriedades finalistas são realizadas para continuarem o rigor e critério para determinar os vencedores e manter os padrões de qualidade do Concafé.

Na opinião do Secretário Estadual de Agricultura do Estado, Evandro Padovani, o Cecafé é um grande parceiro de Rondônia, e estamos muito satisfeitos com esse trabalho, com certeza irá alavancar nossa cafeicultura e será proveitosa para ambas instituições.

O evento conta com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Embrapa e Sebrae.

Importante destacar que o Cecafé atua como importante membro ativo que estimula o debate voltado para resultados e consolidação de parcerias locais para estruturação dos projetos institucionais e para a estimular a continuação de programas voltados a sustentabilidade. Em Rondônia é realizado o projeto do Produtor informado em diversas e outros novos projetos estão sendo estudados para incentivar as Boas Práticas Agrícolas.

 

Marcos Matos – Diretor Geral do CECAFÉ
Lilian Vendrametto – Gestora de Sustentabilidade do CECAFÉ