A melhoria de processos agronômicos, aliada a preocupação com qualidade café e a conservação do meio ambiente tem surtido efeito na produção cafeeira nos últimos anos e elevado o estado de Rondônia ao patamar dos grandes produtores de café do país. Com destaque para a variedade conillon, que melhor se adaptou ao solo local, a produção vem aumentando a cada ano e é cada vez maior a procura de produtores rurais para investimento na cafeicultura. Corroborando com essa informação, foi realizado na última semana de setembro, a “Missão Robustas Amazônicos” contando com a presença dos participantes do Grupo de Trabalho Brasil da Plataforma Brasil de Sustentabilidade do Café, juntamente foram realizados workshops do Projeto de Indicação Geográfica e apresentação do Plano Estratégico da Região de Café Matas de Rondônia – Robustas amazônicos e a 4ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) que teve um aumento de 260% no número de inscritos.

Importante salientar que o Cecafé é membro ativo, extremamente participativo nas orientações das discussões do Grupo de trabalho da Plataforma Global, nas questões relacionadas ao projeto do Uso Responsável de Agroquímicos, principalmente nos assuntos sobre Limites Máximos de Resíduos, uso de Equipamento de Proteção Individual para manipuladores e devolução de embalagens vazias de agroquímicos.

 

Diversas atividades foram realizadas, entre elas: dias de campo em propriedades rurais e na aldeia dos índios Suruí, assistidos pela Emater Rondônia, onde foram discutido