O Cecafé tem atuado ativamente em ações para a promoção da imagem, da qualidade e da sustentabilidade do café brasileiro.

A partir de 2019, por meio de uma parceria com a APEX, ABIEC e ABPA, o Cecafé passou a participar das maiores feiras de alimentos e bebidas do mundo, com espaço físico nos stands para servir e apresentar o café brasileiro ao público presente.

Todas essas ações positivas no âmbito social e ambiental, os parâmetros de qualidade, de organização e eficiência ao longo dos seguimentos do café brasileiro devem ser corretamente mostradas aos países importadores, aos torrefadores e consumidores do mundo. Ainda com os impactos da Covid-19, confiança no produto e transparência de informações são cada vez mais relevantes.

Nesse sentido, temos a sustentabilidade, a saúde e a sanidade, formando o chamado 3S.

Neste ano, os representantes da Embaixada do Brasil na China procuraram o Cecafé recentemente com o objetivo de desenvolver ações de promoção do café brasileiro no país.

A proposta de cooperação que está sendo estruturada engloba, em linhas gerais, as seguintes etapas:

Para 2020

  • Campanhas “SOE – Single Origin Espresso” e “Mês do Brasil” junto a redes de cafeterias de cafés especiais na China;
  • Envio de amostras de café verde para as redes de cafeterias, ampliando o diálogo com outras importantes redes;

Para 2021

  • Produção da série de vídeos curtos, humanizados, com ênfase nas regiões a serem escolhidas em parceria com os chineses;
  • As filmagens da série de vídeos poderão ocorrer com participação de barista chinês;
  • Sugestão de criação da conta Cafés do Brasil nas mídias chinesas

O Cecafé tem estruturado esta parceria, com vistas a uma importante ação de promoção da imagem e do produto brasileiro, permitindo conhecer a cultura local e as melhores ações para a divulgação estratégica dos Cafés do Brasil.

O envio de amostras de café verde foi realizado de forma representativa, abrangendo as diversas regiões produtoras do país. Com todas as informações catalogadas e com as campanhas “SOE – Single Origin Espresso” e “Mês do Brasil”, as redes de cafeteria trabalharão o mercado para a apuração correta do paladar dos chineses, por meio da correlação entre a origem e o sucesso entre o público. Nesta etapa, será feita a produção de vídeos humanizados, com ênfase nas regiões, nas relações humanas e na qualidade do produto.

Para tanto, a proposta é interagir com o público chinês, incluindo a vinda de novos baristas e uma maior interação com vistas à ampliação das vendas externas ao país asiático.

O Cecafé, em sua missão legítima de representar o comércio exportador do Brasil, continuará a atuar nas feiras globais, atento sempre as melhores oportunidades para a promoção dos Cafés do Brasil.

Neste processo, o Cecafé mantém contínuo diálogo e parceria com os Adidos Agrícolas e as equipes diplomáticas brasileiras no exterior. O Cecafé está concomitantemente em rodada de reuniões com estes representantes e ações adicionais estão sendo estruturadas em países como Canadá, Argentina, Estados Unidos, Arábia Saudita, Japão, Bélgica, Reino Unido, México, Índia, Indonésia, entre outros. O objetivo principal será sempre ampliar as ações de promoção e estreitar laços de relacionamento e troca de informações técnicas e úteis para todos os exportadores.

O Cecafé estará sempre atuando proativamente, certo de que a colaboração conjunta resultará em benefícios a todo o agronegócio café brasileiro.

Marcos Matos – Diretor Geral do CECAFÉ
Lilian Vendrametto – Gestora de Sustentabilidade do CECAFÉ