Ações corporativas em sustentabilidade vão muito além do alinhamento da visão e da missão das empresas com os desejos da sociedade em responsabilidade socioambiental dos negócios. Foi-se o tempo em que campanhas publicitárias vazias poderiam ser suficientes para posicionar marcas de alimentos e bebidas nas poucas prateleiras de produtos certificados em supermercados mundo afora.

Dizer que o mundo mudou tornou-se lugar comum em tempos de lockdown. Mas o fato é que a pandemia do novo coronavírus tem acelerado novas tendências e hábitos de consumo que afetarão desde os pequenos negócios locais às chamadas cadeias globais de valor.

Há boas notícia para o setor do café. Estudo global da consultoria Euromonitor (junho de 2020) identificou o tema From Sustainbility to Purpose (da sustentabilidade ao propósito, na tradução livre) entre as seis megatendências que deverão influenciar decisões de consumidores – principalmente entre as camadas mais jovens da população mundial.

A pesquisa ainda apontou que o bem-estar físico e emocional será outra prioridade nas compras on-line ou dentro dos carrinhos que ainda circulam nos supermercados. E não faltam publicações científicas que já comprovaram os benefícios do consumo de café para a saúde.

É nesse contexto que o Cecafé elabora o Planejamento Estratégico da instituição no período 2021-24, um processo colaborativo junto aos associados, membros dos Comitês Técnicos, Conselho Deliberativo e parceiros estratégicos, buscando a reconstrução de sua missão, visão, valores, objetivos, metas, pilares fundamentais, entre outros, alinhados às tendências globais de modernização e eficiência de processos.

As ações do Cecafé em sustentabilidade estão alinhadas com as exigências dos mais diversos e exigentes mercados, bem como com as novas tendências globais de consumo. Geram valor para os diversos segmentos do sistema agroindustrial do café. No campo, promovem práticas sustentáveis de produção e a inclusão social de produtores e trabalhadores. Nas cidades, o foco é na qualidade e na segurança fitossanitária da matéria-prima que abastece as mais exigentes torrefadoras nos quatro cantos do planeta.

A primeira reunião da nova composição do Comitê de Responsabilidade Social e Sustentabilidade (2 de março de 2021) definiu a modernização das ações em execução. É o caso dos programas Produtor Informado e Criança do Café na Escola. As restrições sociais da pandemia vão exigir a compactação e a digitalização dos conteúdos. Flexibilidade e segurança serão vitais para essas atividades em 2021.

Mas também há novidades a caminho. Balanço de carbono na cafeicultura, controle biológico de pragas, ações contra a Covid-19 na safra atual são exemplos de temas que deverão resultar em novas ações da entidade.

Em comum entre todas as ações, o mantra de gerar resultados práticos e mensuráveis de forma sistêmica e pragmática – desde a preservação ambiental nas áreas cafeeiras à qualidade do café na xícara.

1 Disponível em http://go.euromonitor.com/rs/805-KOK-719/images/sbCovidThemesEMI.pdf

Thiago Masson
Gestor de Sustentabilidade do CECAFÉ