O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) coordenou, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), na manhã desta quarta-feira, 22 de julho, reunião no âmbito da Comissão de Infraestrutura e Logística do Instituto Pensar Agro (IPA) para debater as mudanças em curso na Organização Internacional Marítima (IMO, sigla em inglês) que afetam o frete em todo o mundo.

A reunião contou com a participação de aproximadamente 60 membros, representando mais de 20 organizações do agronegócio brasileiro. O Cecafé se fez presente com o presidente Nelson Carvalhaes e os diretores Geral e Técnico, Marcos Matos e Eduardo Heron, respectivamente. O governo federal também participou com o Embaixador Marco Farani, da Representação Permanente do Brasil junto aos Organismos Internacionais (Rebraslon), diplomatas e adidos agrícolas.

O representante do Brasil na IMO, Almirante de Esquadra Luiz Henrique Caroli, apresentou a estrutura da Organização e os principais pontos de debates que podem impactar as exportações do agronegócio brasileiro. Foram mencionados os esforços para a redução de gases de efeito estufa (GEE) e da composição de enxofre (SOx) para 2030 e 2050, com base nos dados de 2008, bem como seus impactos no frete marítimo global para o agro nacional. Também foram expostos a redução da velocidade do transporte e materiais mais leves para a construção dos navios.

Como representantes do Brasil, o Cecafé e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), defendendo a completa sustentabilidade do país, destacaram a importância de se utilizar o biocombustível, como biodiesel e etanol, nas frotas dos navios para a redução dos gases de efeito estufa, o que gera oportunidades ao agronegócio brasileiro. Já o Almirante destacou a importância de se apresentar estudos técnicos, que considerem o ciclo de vida dos biocombustíveis, para que os membros possam entender os reais benefícios ambientais em toda a cadeia.

Em sua explanação, o Embaixador Marco Farani apontou a necessidade de os representantes do agro brasileiro promover a apresentação destes estudos e demonstrar os benefícios diretamente na Organização, após o período de pandemia.

SOBRE A IMO
A Organização Internacional Marítima é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que conta com 174 países membros, 81 Organizações Não Governamentais (ONGs) e 74 Organizações Intergovernamentais (OIGs). Seu objetivo é a realização do transporte marítimo seguro, ambientalmente correto, eficiente e sustentável através da cooperação entre países. As decisões da IMO, quando aprovadas pelos membros, tem repercussão imediata junto aos países e armadores.