Para público global, entidade voltou a destacar o respeito aos critérios ESG da cafeicultura brasileira em três dias de evento

Na Semana Internacional do Café – SIC 2022, realizada de 16 a 18 de novembro, em Belo Horizonte (MG), o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) atuou em diversas fontes, sempre com o intuito de promover a diversidade de qualidades e a sustentabilidade ambiental e social da cafeicultura nacional.

Com participação em diversos painéis e debates, o diretor geral da entidade, Marcos Matos, abordou os aspectos sustentáveis, projetos e programas desenvolvidos nos pilares social e ambiental do Cecafé, bem como as preocupações com as novas regulações internacionais.

Segundo ele, o ponto de destaque da participação do Conselho foi com a gestora de Sustentabilidade Silvia Pizzol, no painel sobre as boas práticas, agricultura regenerativa e a dinâmica de carbono no café arábica, quando se expôs os resultados do Projeto Carbono do Cecafé, que teve condução técnico-científica de Imaflora e Esalq/USP.

“Expomos, uma vez mais em nível global, com a participação da nossa gestora Silvia, que a cafeicultura é ainda mais carbono negativo com a adoção de boas práticas agrícolas, ao sequestrar mais gás carbônico e equivalentes do que emitir gases de efeito estufa na atmosfera, sendo importante ferramenta de mitigação do aquecimento global”, comenta.

A respeito da SIC 2022, que chegou à sua décima edição, Matos destaca o poder de sinergia proporcionado pelo evento. “O mundo conhece o café brasileiro, sua diversidade de qualidades e a nossa sustentabilidade. Temos que nos unir e fazer a promoção da imagem, a nossa comunicação e apresentar o lado humano, as histórias do café, de forma una. A SIC é muito importante por isso, pois permite que nos atualizemos, ajustemos o discurso e, alinhados, levemos a todos os fóruns globais a mensagem de bem-estar do produtor e de compromisso do cafeicultor e de todos os segmentos dos cafés do Brasil com a sustentabilidade, a qualidade e o respeito aos critérios sociais e ambientais”, conclui.

Participação do Cecafé na SIC 2022

DNA – PAINEL 1 – A responsabilidade de abastecer o mundo com café: qualidade, diversidade e eficiência
Marcos Matos, Carlos Brando, Flávio Meira Borém, Simão Pedro e Vanusia Nogueira

FÓRUM “Sustentabilidade e qualidade: construindo um futuro justo” e premiação do Golden Cup
Marcos Matos, CLAC/Fair Trade, ITC e LDC

FÓRUM DA CAFEICULTURA SUSTENTÁVEL – PAINEL 3: Modelos de produção sustentáveis que estão dando certo: da agricultura regenerativa ao carbono zero
Silvia Pizzol, Ana Carolina Gomes, Juliana Resende e Marcos Perdoná