Os desafios no processo de embarque para os exportadores brasileiros de café seguem intensos, à medida que crescem os atrasos para a realização das remessas ao exterior. Segundo o Boletim Detention Zero (DTZ), elaborado pela ElloX Digital em parceria com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), foram registradas alterações em 81% das escalas de navios no Porto de Santos (SP) em todo o mês de novembro, registrando o maior índice em 2023, superando os 76% apurados em outubro e os 75% em setembro.

O boletim também aponta que, no mês passado, apenas 17% dos procedimentos de embarque tiveram prazo superior a quatro dias de gate aberto por navios. Outros 52% possuíram entre três e quatro dias e significativos 30% tiveram menos de dois dias de período de gate aberto.

A parceria entre o Cecafé e a ElloX visa demonstrar o atual cenário logístico e subsidiar empresas, entidades governamentais e, principalmente, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), com dados concretos, para revelar os desafios enfrentados pelos exportadores de café no que se refere aos embarques para o exterior, decorrentes de atrasos de navios e gates curtos ou indisponíveis.