Cecafé participa de reunião conjunta de COSAG e COINFRA, que contou com a participação de Tarcísio Freitas, na FIESP

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou, na segunda-feira, 2 de março, de reunião conjunta do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG) e do Conselho Superior de Infraestrutura (COINFRA) na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na capital paulista, que contou com a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

Ele falou sobre o compromisso do governo federal para promover a infraestrutura no Brasil e as próximas concessões que serão realizadas. Segundo o ministro, ao citar a importância de dar continuidade a investimentos em andamento, a infraestrutura vem sendo tratada como uma questão de estado e destacou a tecnicidade adquirida pelo Ministério ao não se vincular a partidos políticos, focando em profissionais mais técnicos e capacitados no segmento.

Freitas destacou que o governo vem realizando o maior programa de concessão da história e o mais sofisticado do mundo, corrigindo, já nos contratos, recorrentes problemas que aconteciam, seguindo regras da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), tributação e risco de câmbio.

Ele mencionou que estão no radar das concessões 17 mil km de rodovias, em três anos, envolvendo as BR 163 e BR 364; Hidrovia do Madeira; a substituição de todas as pontes de madeira da Amazônia por de concreto; e ferrovias como a Ferrogrão e a Malha Paulista, que receberá investimento de R$ 6 bilhões e os trens terão sua capacidade aumentada de 80 para 120 vagões, com eliminação de barreiras de entrada.

O ministro também destacou o efeito imediato da pavimentação da BR-163/PA, entre Sinop (MT) e Miritituba (PA), para os caminhoneiros, que, antes, faziam três viagens ao mês e, agora, fazem o dobro.

De acordo com o titular do Ministério da Infraestrutura, a prorrogação antecipada das concessões ferroviárias segue como um dos pilares estratégicos do governo para esse setor. “Com as prorrogações, deverão ser investidos R$ 6 bilhões ao longo de cinco anos”, explicou, citando a prorrogação da Malha Paulista, a ser assinada em março.

Freitas comentou, ainda, o Programa BR do Mar, enaltecendo a importância de incentivar a cabotagem. O ministro disse que é necessário impulsionar esse tipo de navegação e, por isso, o governo zerou o imposto de importação para embarcações de cabotagem e permitirá o afretamento delas. Em relação aos portos, ele frisou a criação de novos terminais, como de grãos em Paranaguá, e a desestatização dos localizados no Espírito Santo e em Santos.

Por fim, o ministro falou a respeito do efeito econômico das concessões e que este é um trabalho de alicerce para o Brasil, que deverá ser aproveitado pelos futuros governos, já que será observada grande evolução na infraestrutura nacional.