De acordo com o 2º levantamento da Safra 2021 de Café, divulgado hoje pela CONAB, o Brasil deverá produzir cerca de 49 milhões de sacas de café. O ciclo da cultura ainda está em andamento, inclusive com início das operações de colheita em muitas regiões produtoras. A previsão sinaliza uma redução de 22,6% em comparação à safra passada, que teve produção de 63,08 milhões de sacas, considerada recorde dentro da série histórica do grão.

Os efeitos fisiológicos da bienalidade negativa, observados em diversas regiões produtoras neste ciclo, bem como as condições climáticas adversas registradas em muitas localidades influenciam diretamente nessa perspectiva, tanto para redução do rendimento médio como para diminuição da área em produção, que usualmente é menor nos ciclos de bienalidade negativa em virtude dos tratos culturais mais intensos realizados nas lavouras, a fim de recuperar o potencial vegetativo das plantas.

A área estimada para tal produção (área em produção) também deve apresentar redução em relação a 2020, estando atualmente estimada em 1.824,7 mil hectares (3,2% menor que a temporada passada).

A estimativa inicial para produtividade média nacional está em 25 scs/ha, indicando redução em comparação à safra anterior, de 25,4%.

Para a produção de arábica estima-se que sejam colhidas 33.365 mil sacas, tal previsão sinaliza redução de 31,5%, quando comparada à temporada anterior. Já a produção do conilon está estimada em 15.442 mil de sacas, representando crescimento de 7,9%, quando comparada à produção de 2020.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download do arquivo [3.47 MB]