Com crescentes exigências dos mercados importadores e normas cada vez mais rígidas sobre segurança alimentar, é necessária atenção especial aos processos pós-colheita

O Comitê de Responsabilidade Social e Sustentabilidade (RSS) do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) se reuniu, hoje, 5 de outubro, para discutir boas práticas de armazenagem em café e o andamento dos seus projetos.

“Diante das crescentes exigências dos mercados importadores do café brasileiro, com normas cada vez mais rígidas relacionadas à segurança alimentar, é necessária uma atenção especial aos processos pós-colheita, com monitoramento contínuo das unidades armazenadoras”, aponta Silvia Pizzol, gestora de RSS do Cecafé.

Visando à contínua profissionalização do setor, o professor do Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem da Universidade Federal de Viçosa (Centreinar/UFV), Paulo César Corrêa, apresentou uma proposta de programa de capacitação específica para gestores e técnicos de armazéns de café.

De acordo com Silvia, no decorrer dos próximos meses, o Comitê de RSS avaliará a organização de turmas específicas de profissionais do setor de armazenagem de café para serem formados pelo Centreinar/UFV.

“O Comitê também apreciou a nova etapa do Projeto Café Seguro, que visa monitorar os resultados das boas práticas aplicadas no campo, visando à eliminação de resíduos no café colhido neste ano”, completa a gestora.

Outros assuntos tratados na reunião foram os avanços do Projeto Carbono, que está recebendo parceiros globais. A aproximação com torrefadores é uma estratégia adotada pelo Cecafé para conferir mais visibilidade e transparência no downstream à sustentabilidade da cafeicultura brasileira, que deverá ser evidenciada na pesquisa em execução pelo Imaflora, sob a liderança do professor Cerri da Esalq/USP.

Mais informações à imprensa
Gestão de Comunicação – Cecafé
Paulo André Kawasaki
(61) 98114-6632 / pauloandre@cecafe.com.br