No evento realizado por CCCMG e Plata Digital, Cecafé contribui com visão geral das exportações e novas regulações do comércio global em tempos de ESG

A primeira etapa do “Coffee Connect” foi realizada, pelo Centro do Comércio do Café de Minas Gerais (CCCMG) e a empresa Plata Digital, ontem, 5 de abril, no Teatro Mestrinho do Colégio Marista, em Varginha (MG). O evento envolveu diversos agentes da cadeia produtiva, com o objetivo de estreitar conexões e trocar conhecimentos sobre o mercado, frente ao novo cenário do fluxo do comércio, e parceiros exponenciais para o café brasileiro.

Com foco no exterior, o diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, compartilhou uma visão geral das exportações brasileiras, com atenção especial à Ásia, que apresenta desempenho crescente nos últimos meses, e às novas regulações do comércio global em tempos de ESG, destacadamente o Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR, em inglês) e outras novas regras ambientais e sociais.

Ele apresentou a plataforma de rastreabilidade “Cafés do Brasil”, que o Cecafé desenvolveu e opera em parceira com a Serasa Experian, demonstrando as estratégias existentes para o país atender ao EUDR. “Por meio dessa nossa iniciativa, é possível que a gente avence no mercado europeu com agregação de valor através da demonstração das boas práticas e da sustentabilidade da cadeia cafeeira brasileira”, comenta.

Matos destacou, ainda, outros projetos e programas de sustentabilidade que atualmente são desenvolvidos pelo Cecafé em parceria com exportadores e empresas estratégicos.

Também na linha de externar o que é feito na produção brasileira responsável social e ambientalmente, bem como as conexões com parceiros internacionais, a presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Carmem Lúcia Chaves de Brito, a Ucha, abordou sua trajetória familiar de sucesso na fazenda, destacando o lado humano na produção de cafés, as conexões com os pares, desde familiares no negócio até os clientes dentro e fora do Brasil, que reconhecem os esforços e a sustentabilidade das origens cafeeiras.

Já o foco no mercado interno do “Coffee Connect” contou com as contribuições de Bruna Mendes, gerente do Segmento de Cafés do Brasil no McDonald’s. Ela apresentou as estratégias da empresa para o consumo no país e as características principais desejadas, com foco nos novos consumidores brasileiros, que querem mais qualidade nas xícaras em todos os espaços, dos restaurantes aos fast foods.

A primeira etapa do evento contou, ainda, com painéis interativos e palestras do presidente do CCCMG, Ricardo Schneider, um dos idealizadores da iniciativa, que abordou as perspectivas do mercado de café; da jornalista e cafeicultora Luisa Nogueira, sobre comunicação do café brasileiro; e da professora titular do Departamento de Biologia da UFLA, Rosane Schawn, que trouxe as estratégias para agregar valor ao produto.

O “Coffee Connect” tem o intuito de reunir todos os participantes da cadeia café, de produtores a corretores, comerciantes, profissionais de logística e exportadores para networking e troca de conhecimentos. Ao longo deste ano, serão realizadas outras três etapas, culminando em um grande encontro, agendado para o dia 28 de novembro.