Entidade participou do lançamento do “Brazil. The Coffee Nation” e apresentou trabalhos de sustentabilidade e implantação de inovações tecnológicas na cafeicultura ao presidente do Conselho Internacional da OIC

Na terça-feira, 15 de agosto, o presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Márcio Ferreira, participou, em Varginha (MG), da cerimônia de assinatura do novo projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, firmado entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) para fomentar a promoção global dos cafés especiais do país.

“Nossa missão mais importante, neste momento de enormes demandas por boas práticas, é promover a imagem da nossa cafeicultura de tal forma que o consumidor, em qualquer lugar do mundo, sinta o prazer do sabor da bebida produzida no Brasil e valorize este universo do café mais sustentável do planeta, que é o brasileiro”, comenta.

Ferreira conta que a passagem por Varginha permitiu muitas conversas interessantes com representantes da cadeia produtiva, do governo federal e com produtores e associados do Cecafé.

“É sempre honroso bater um papo com pessoas extremamente técnicas, que dedicam suas vidas em prol da cafeicultura brasileira. Nossos cafés são especiais em todos os aspectos: variedade e produtividade com sustentabilidade, rastreabilidade e muita qualidade. Na essência, são produzidos por milhares de pequenos produtores, famílias que, de geração em geração, orgulham-se cada vez mais do nosso modelo sustentável e, com ações e projetos como este, levam essa imagem a todo o mundo”, completa.

CONVERSA COM OIC
Ainda na terça-feira, a diretoria executiva do Cecafé se reuniu, na sede em São Paulo (SP), com o presidente do Conselho Internacional da Organização Internacional do Café (OIC), Massimiliano Fabian, para apresentar os trabalhos que a entidade vem realizando em prol da sustentabilidade e da implantação de inovações tecnológicas na cafeicultura nacional.

“Fabian perguntou tudo sobre os trabalhos que o Cecafé tem feito no que se refere, destacadamente, a ações sustentáveis e tecnologia. Como primeiro representante do setor privado a ocupar a presidência do Conselho Internacional da OIC, ele tem a visão de integrar, nesse ambiente, discussões a respeito dos temas mais relevantes da cafeicultura, como consumo sustentável e, mais intensamente, sustentabilidade”, destaca o diretor-geral Marcos Matos.

A respeito das novas regulações de mercado aprovadas pela União Europeia, ele possui críticas similares a dos países produtores, como o Brasil, no que tange à forma impositiva como foi feita a Lei Antidesmatamento, mas entende que é uma medida correta e inevitável quando se olha para o futuro do comércio global.

“O presidente do Conselho da OIC expôs que essa legislação europeia é importante e que precisamos ter uma visão de longo prazo, principalmente quando se pensa em mudanças climáticas. Ele comentou que a redução do desmatamento é crucial nesse sentido e deixou claro ter um ponto de vista muito positivo sobre a preservação do meio ambiente, tendo o emprego da tecnologia como forte aliada nesse processo”, completa.

No encontro, o diretor técnico do Cecafé, Eduardo Heron, destacou os trabalhos que são feitos para a otimização, com a integração da Plataforma de Rastreabilidade do Conselho, das emissões dos certificados de origem da OIC no país.

“Também abordamos nossa parceira com a European Coffee Federation e a European Union Agency for the Space Programme, que fez com que os cafés do Brasil se tornassem projeto-piloto da UE para a implantação da Lei Antidesmatamento. De forma geral, citamos todos os trabalhos que fazemos em parceria com diversas entidades público-privadas globais, com foco em sustentabilidade e tecnologia, sempre com uma visão positiva das coisas, o que foi motivo de elogios por parte do Fabian”, conclui Matos.