Entidade contratou consultoria para auxiliar e orientar exportadores que embarcam café para a nação asiática

Tendo em vista os desafios do Decreto nº 248 da General Administration of Customs China (GACC) e a ausência de informações sobre os novos registros e procedimentos para o comércio exportador de café com o país asiático, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) contratou a empresa Support Consultoria Empresarial para auxiliar e orientar os associados na apuração dos cadastros efetuados no Single Window (https://www.singlewindow.cn/), traduzir o Regulamento e mediar as dúvidas junto ao departamento aduaneiro chinês.

Como primeira ação, foi realizada, hoje, 22 de dezembro, reunião virtual entre a consultoria e mais de 60 associados ao Cecafé e entidades convidadas. “O encontro trouxe esclarecimentos sobre os principais pontos do Decreto 248 da GACC. Também foi realizada uma simulação para os exportadores observarem como realizar o cadastro e procederem para o registro”, explica Eduardo Heron, diretor Técnico do Cecafé.

No acumulado de 2021 até novembro, a China importou 323,6 mil sacas de 60 kg de café do Brasil, o que rendeu uma receita de US$ 54,9 milhões ao país e coloca a nação asiática na 24ª posição do ranking dos principais parceiros comerciais do produto nacional. “A proposta do Cecafé com essa contratação é auxiliar os exportadores associados com informações que garantam a comercialização com o promissor e crescente mercado chinês”, conclui Heron.

Demonstrando sinergia com as demais cadeias do agronegócio brasileiro, também participaram da reunião, a convite do Cecafé, a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC), a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), e a Associação de Exportadores de Açúcar e Álcool (AEXA).

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