Iniciativa é parte do Programa Semear, da HRNS do Brasil, que objetiva aumentar o interesse dos jovens pelas atividades rurais e o desenvolvimento de suas habilidades profissionais

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) foi um dos apoiadores do 1º Encontro de Jovens da Fundação Neumann do Brasil, realizado, ontem, 31 de agosto, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais.

A iniciativa é parte do Programa Semear, da HRNS do Brasil, que tem o objetivo de aumentar o interesse dos jovens pelas atividades rurais, além de desenvolver e aprimorar suas habilidades profissionais, estimulando a sucessão familiar na cafeicultura.

Segundo Silvia Pizzol, gestora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade (RSS) do Cecafé, no evento, que contou com 139 jovens da região de Campos das Vertentes, trabalhou, em conjunto com especialistas, competências sociais e inteligência emocional, empreendedorismo, além da conexão dos jovens com oportunidades relacionadas a tecnologia e inovação no setor cafeeiro.

O Cecafé destacou que a inovação tecnológica é fundamental para o ganho de eficiência dos processos produtivos do café, melhoria da gestão, além da promoção da transparência em relação ao cumprimento dos critérios de governança socioambiental (ESG) ao longo da cadeia de fornecimento.

“Nesse sentido, a digitalização de processos e a automação fortalecem vantagem competitiva de quem mira a exportação a mercados mais exigentes, como a União Europeia”, destaca Silvia.

Nesse contexto, o Cecafé apresentou e convidou os jovens a se cadastrarem na Plataforma EAD de seu Programa Produtor Informado, que, além do curso em sustentabilidade, disponibilizado em parceria com a Plataforma Global do Café, permite o acesso gratuito a sete cursos de informática, com conteúdo e certificado Microsoft.

“O Produtor Informado é uma oportunidade para os jovens aprimorarem suas habilidades profissionais na era da economia digital, podendo aprofundar seus conhecimentos em gestão e projetos e gerenciamento de dados, por exemplo”, comenta.

Durante o evento, também foi realizada uma ampla consulta aos presentes, buscando identificar suas necessidades e anseios quanto ao futuro profissional. Essas informações servirão de base para a Fundação Neumann do Brasil estruturar as próximas fases de seu Programa Semear.

Além do Cecafé, foram apoiadores do 1º Encontro de Jovens da HRNS do Brasil o Sistema Faemg/Senar, Sebrae, UFLA, EISA, Sancoffee, Minas Verde e Starbucks.