Com o objetivo de aproximar e inserir cada vez mais o produtor no mercado, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) foi apoiador do evento “Conexão Conilon”, realizado pela Bayer, em Linhares (ES), na quinta-feira, 5 de dezembro.

O evento objetiva fazer uma conexão entre os stakeholders do Espírito Santo do setor cafeeiro e promover o debate sobre as boas práticas na utilização dos herbicidas para o manejo de plantas daninhas.

No encontro, foram realizadas diversas apresentações, que contextualizaram o cenário regulatório dos produtos (Bayer), do setor de alimentos (Nestlé), das exportações (Cecafé) e o cenário comercial (Bayer).

Além disso, o representante da Bayer, Yuri Mosca, ministrou palestra sobre manejo de plantas daninhas no conilon, e o professor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Pedro Christofoletti, fez uma apresentação didática e elucidativa a respeito do comportamento de moléculas de herbicidas nas plantas daninhas e no café.

Todos os palestrantes enfatizaram as Boas Práticas Agrícolas voltadas à sustentabilidade. No final, os participantes esclareceram suas dúvidas e debateram oportunidades de melhoria. Os presentes puderam compartilhar suas experiências e vivências na cafeicultura.