Como membro da diretoria do IPA, entidade coordena Comissões Tributária e de Infraestrutura e Logística e atua nas de Relações Internacionais e Defesa Agropecuária

Em Assembleia realizada, ontem, 24 de janeiro, em Brasília (DF), as entidades que compõem o Instituto Pensar Agro (IPA) reelegeram Nilson Leitão para a presidência da entidade no biênio 2023/25. Como integrante da chapa eleita, no Conselho Fiscal, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) passa a integrar a diretoria da instituição, que tem por objetivo organizar as prioridades da pauta a ser tratada pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso Nacional.

“Diante das inseguranças e incertezas que cercam os temas relevantes para a economia e à política no Brasil, entendemos que o IPA passa a ser ainda mais estratégico para o agronegócio nacional. Ultrapassamos a marca de 50 organizações em nossa estrutura e, de forma apartidária, apoiaremos os trabalhos da FPA no Congresso e trabalharemos com foco nos temas mais sensíveis ao agronegócio brasileiro”, comenta Marcos Matos, diretor-geral do Cecafé, que representa a entidade no fórum.

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil também foi indicado para a coordenação institucional das Comissões Tributária e de Infraestrutura e Logística do Instituto, além de manter atuação proativa nas de Relações Internacionais e Defesa Agropecuária.

“A reforma tributária não tem como não ser a atenção principal na comissão homônima, assim como diversas Medidas Provisórias sensíveis e relacionadas a reforma administrativa, Lei Kandir e prorrogação do Convênio 100/97 (insumos agropecuários) que trabalharemos junto à FPA”, destaca.

Conforme ele, na Comissão de Relações Internacionais, as iniciativas serão alusivas a novas regras globais, com foco em economia verde e mercado de carbono, e à questão dos limites máximos de resíduos (LMR), enquanto, na de Defesa Agropecuária, o trabalho será direcionado ao tema dos agroquímicos.

“Em Infraestrutura e Logística, estaremos atentos ao Marco Legal das Ferrovias, à concorrência por contêineres e espaços nos navios e, entre outros, a recursos para obras prioritárias”, cita o diretor-geral.

Matos também recorda que o trabalho em conjunto no IPA já rendeu resultados positivos sobre infraestrutura e logística ao setor, inclusive em ações específicas do Cecafé junto à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

“Na ANTAQ, defendemos os nossos exportadores de café associados e tivemos vitórias, no âmbito administrativo, que fizeram justiça e coibiram, por exemplo, cobranças abusivas que eles vinham sofrendo em diversas searas. Assim, conseguimos que o direito dos exportadores fosse respeitado”, explica.

Diante desse cenário, ele completa que a entidade fortalecerá ainda mais a relação com a Agência. “A proximidade, o diálogo e a união de forças com a ANTAQ permitiu que a justiça fosse feita a nossos associados e, por isso, fortaleceremos ainda mais nossa ótima relação com a Agência para seguirmos trabalhando em prol de melhorias ao agro café, em especial para nosso setor exportador”, conclui.