Cecafé destaca programas de capacitação em webinar sobre boas práticas agrícolas em um cenário de mudanças de limite máximo de resíduos

Nesta quinta-feira, 27 de abril, a gestora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade (RSS) do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Silvia Pizzol, foi expositora no webinar “Boas Práticas Agrícolas em um cenário de mudanças de Limite Máximo de Resíduos (LMRs)”, promovido pela Plataforma Global do Café (GCP).

Em sua explanação no evento – que integra as ações da Iniciativa de Uso Responsável de Agroquímicos, da qual o Cecafé é um dos parceiros financiadores –, ela abordou as atividades do segmento exportador frente a cenários desafiadores de LMRs, explicando como a entidade tem atuado para mitigar os riscos ao fluxo de comércio decorrente da acentuação da desarmonia entre os limites estabelecidos no Brasil para café verde e os vigentes nos principais mercados de destino das exportações.

“Uma das ações que apresentamos foi o programa Café Seguro, criado pelo Cecafé, em 2011, com o objetivo de monitorar a conformidade dos grãos colhidos aos LMRs vigentes nos mercados consumidores e orientar cafeicultores, em dias de campo, sobre o uso correto de agroquímicos aplicados nas lavouras. Ao todo, já foram alcançados 10 mil produtores de 20 municípios cafeeiros”, revela a gestora.

Também no eixo de capacitação, Silvia destacou o programa Produtor Informado do Cecafé, vigente desde 2006, que possui o objetivo de apoiar a inclusão digital das comunidades cafeeiras e orientar sobre as boas práticas agrícolas, com base no Currículo de Sustentabilidade do Café da GCP.

Como um dos produtos da Iniciativa de Uso Responsável de Agroquímicos, esse programa foi modernizado para ampliar a sua capilaridade, com a criação da Plataforma EAD do Produtor Informado.

“Essa plataforma de ensino à distância disponibilizará cursos de informática, com conteúdo desenvolvido pela Microsoft. No módulo sustentabilidade, os conteúdos foram desenvolvidos em parceria com a GCP, dispondo de videoaulas orientativas sobre as boas práticas recomendadas para o atendimento das exigências de LMRs dos mercados importadores, em linha com a temática do webinar”, conclui.

AGO do InPACTO
O Cecafé também participou, hoje, da Assembleia Geral Ordinária Virtual do Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO). Na reunião, foi apresentado um informe sobre a nova direção executiva, que está a cargo da socióloga Marina Ferro, e aprovados o Relatório de Atividades e das Demonstrações Contábeis de 2022 e o Planejamento e Orçamento de 2023, que inclui ações voltadas ao aprimoramento da sustentabilidade social dos cafés do Brasil.

O Cecafé é membro do InPACTO desde 2016, tendo participado do projeto Mesa de Café Brasil, que resultou no primeiro Pacto Setorial para a Sustentabilidade Social do Café. Desde 2021, o Conselho também é co-coordenador, junto com o InPACTO, da Iniciativa de ação coletiva “Bem-Estar Social na Cafeicultura”, promovida pela Plataforma Global do Café, onde são desenvolvidas várias ações visando à promoção do trabalho digno no setor cafeeiro.