Na quarta-feira, 20 de junho, o diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, participou de reunião conjunta do Ministério da Fazenda com a Receita Federal na sede da Coordenação Geral de Administração Aduaneira (COANA), em Brasília (DF), para discussões técnicas a respeito do novo sistema de comércio exterior, a Declaração Única de Exportação (DU-E).

O Subsecretário de Administração Aduaneira da Receita Federal, Marcus Vinicius Vidal Pontes, informou aos representantes das entidades exportadoras do Brasil que a COANA manteve a data oficial, 2 de julho de 2018, para o desligamento dos sistemas atuais do Siscomex e que todas as eventuais limitações estão sendo corrigidas.

Segundo Matos, com a manutenção da data oficial de desligamento do Siscomex, é importante que todos os exportadores façam o uso do DU-E. “Isso é necessário para adquirir maior conhecimento da ferramenta e para o esclarecimento de dúvidas. O Cecafé deverá promover debates entre os associados e, também, a busca por melhorias junto à COANA”, explica.

Além do Cecafé, a reunião também contou com a participação de representantes de ABIOVE, ANEC, AEXA e ÚNICA.

Mais informações sobre o DU-E: http://portal.siscomex.gov.br/conheca-o-portal/exportacao-por-meio-de-declaracao-unica-de-exportacao-du-e