Na terça-feira, 26 de novembro, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) se reuniu com o senador da República, Antonio Anastasia, no gabinete do parlamentar, em Brasília (DF). O presidente Nelson Carvalhaes e o diretor geral Marcos Matos informaram que a entidade está à disposição dos senadores para debater e contribuir com assuntos que sejam relacionados ao agro, em especial o café.

Os representantes do Cecafé trataram da questão da Lei Kandir com o parlamentar e destacaram a necessidade de defesa e manutenção da legislação para que o café brasileiro não seja prejudicado ao “exportar impostos”. O senador entendeu a demanda e disse que os trabalhos permanecem sendo realizados a respeito da matéria.

Anastasia é autor da PEC 42/2019, que tramita no Senado e objetiva revogar a isenção do ICMS na exportação de produtos não industrializados e semielaborados. Se aprovada, essa proposta prejudicará significativamente a cafeicultura nacional, impactando diretamente na receita cambial do setor e, consequentemente, na renda dos cafeicultores, que já se encontram em um cenário econômico preocupante.

Ainda na audiência com o senador, ficou acordada uma maior integração entre o Cecafé e as assessorias dos senadores no que se refere a todas as reformas estruturantes necessárias para o Brasil. Acordou-se que os assessores parlamentares contatarão o Conselho, por meio de seus Comitês, para debater e analisar impactos de todas as propostas, contribuindo para o melhor cenário a ser adotado.