O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou, na segunda-feira, 6 de maio, de reunião do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na sede da entidade, em São Paulo (SP).

A pauta do encontro, que contou com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, foi “Os Desafios do Agronegócio Brasileiro”. A representante do Governo Federal mencionou, entre outros pontos, que o Brasil precisa reestabelecer a credibilidade na relação comercial com o Japão.

Ontem, ela iniciou viagem de 16 dias por quatro países da Ásia: Japão, China, Vietnã e Indonésia. A ministra citou que a intenção dessa passagem por países asiáticos é abrir novos mercados, consolidar outros e ampliar os negócios com o Japão, um dos principais compradores de café do Brasil.

O Cecafé foi representado na reunião do COSAG pelo diretor geral, Marcos Matos, que parabenizou a ministra pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no Mapa e elogiou a atenção que a comitiva está dando ao café brasileiro na viagem à Ásia.

Ele relatou que o país tende a exportar volume recorde de aproximadamente 40 milhões de sacas no ano safra 2018/19 e que o Brasil não é só líder nas exportações, mas também nos repasses de preço Free On Board (FOB) aos produtores, que, de acordo com o Cecafé, oscila entre 84% e 93%, superior às nações cafeeiras concorrentes.

O diretor anotou que, diante dos volumes comercializados, os exportadores têm encontrado dois principias entraves. O primeiro relacionado diretamente ao Mapa, que é a falta de auditores fiscais nos portos. Por exemplo, em Vitória (ES), leva-se de 30 a 40 dias para a assinatura do Certificado Fitossanitário.

O outro entrave é mais voltado ao Ministério da Infraestrutura e está relacionado aos elevados custos e tarifas portuárias. Segundo Matos, sendo o Brasil o país que mais repassa os preços aos produtores, os custos portuários representam aproximadamente R$ 7,00 por saca a menos que os produtores deixam de receber.

A ministra respondeu aos questionamentos e mencionou que há 200 fiscais em processo de remoção e que será lançado um amplo concurso público para auditores fiscais do Mapa, com a maior brevidade possível. Os presentes ainda puderam ouvir elogios ao agronegócio café, em especial ao trabalho desempenhado pelo Cecafé.