O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participa, nesta segunda-feira, 6 de agosto, em São Paulo (SP), no Sheraton WTC, do Congresso Brasileiro do Agronegócio, realizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e pela B3 – Brasil, Bolsa Balcão, com o tema “Exportar para Sustentar”.

“Nossa participação é essencial para interagirmos sobre esse tema, que evidencia a ideia de um país mais aberto ao comércio internacional, perfil de nação que pretende crescer mais rapidamente e com qualidade à sua população”, destaca Marcos Matos, diretor geral do Cecafé.

Há anos, o agronegócio tem sido o destaque da balança comercial brasileira, mesmo se deparando com o elevado Custo Brasil e as dificuldades para se firmar acordos comerciais. “Atualmente, vivemos um regresso protecionista que impactará as negociações internacionais, por isso vemos como necessário o Brasil se posicionar e fazer parte do circuito de investimentos estrangeiros e nacionais” analisa Matos.

Para o diretor do Cecafé, eventos como o Congresso são essenciais para sinalizar aos atores da cadeia produtiva que é necessária mudança, traçando novas metas que permitam sustentabilidade e a concretização do Brasil como um dos, senão o principal fornecedor mundial.

“O Congresso da Abag e da B3 debate a instituição de uma rede sofisticada em torno da produção nacional de alimentos, fibras e energias renováveis em termos de tecnologia, indústria e serviços. Vivemos um novo cenário do agro, dotado de avanços tecnológicos e que demonstra que o futuro será diferente e moderno. Os países tem resistências a abrir mão da segurança alimentar com importações, mas o cenário geopolítico exige contrapartidas dos dois lados envolvidos Precisamos de debates como o de hoje para que estejamos preparados e evoluamos”, conclui.