A Semana Internacional do Café (SIC) se consolida novamente como um dos mais importantes eventos no âmbito nacional e global.
O evento será realizado de 20 a 22 de novembro de 2019, no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Deve ser destacada a ampla programação de eventos simultâneos, encontros, seminários, cursos, concursos e sessões de cupping (prova de cafés), divididos em três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação, Negócios & Empreendedorismo. Por três dias, cafeicultores, torrefadores, exportadores, classificadores, fornecedores, baristas, especialistas, proprietários de cafeterias, comunicadores do setor, apreciadores, como também curiosos e apaixonados pelo café conhecerão as novidades do mercado na maior feira brasileira do setor, e poderão eleger o melhor café brasileiro desta safra, no concurso Coffee of the Year Brasil.

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.

Importante destacar eventos e plataformas que acontecerão de forma simultânea a SIC, entre elas: Exposição de Produtos e Marcas, DNA Café 2019 (Simpósio com encontro de atores da cadeia cafeeira nacional e internacional para debater tendências, desafios e ações para o futuro do mercado de café mundial); Fórum da Cafeicultura Sustentável 2019; Campeonatos Nacionais de Barista sede de três competições: Campeonato Brasileiro de Barista (espressos, bebidas à base de leite e drinques com café), Campeonato Brasileiro de Brewers (Preparo de Café) e Campeonato Brasileiro de Cup Tasters (Prova de Café); 9º Encontro Nacional IWCA Brasil; Cafeteria Modelo; Torra Experience; Pátio do Produtor; Encontro de Produtores do Programa Café+Forte; Reuniões Educampo Café; Sala de Cupping & Negócios; Coffee of the Year Brasil 2019.

Como na edição anterior, o Cecafé, como legítimo representante na defesa dos interesses do setor exportador, estará presente, com seu estande institucional, objetivando a participação ativa nas relevantes discussões nacionais e globais sobre sustentabilidade e, consequentemente, ampliar e promover seus projetos e programas, estreitando os laços com stakeholders do setor cafeeiro.

Nesse sentido, reafirmando as importantes parcerias com o comércio exportador, instituições de pesquisa e ensino, empresas públicas e privadas, ONGs e associações, o Cecafé é protagonista deste estande multi-stakeholder. A ação protagonista do Cecafé é conjunta com o instituto InPACTO (Instituto Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo), a Fundação Neumann, a Plataforma Global do Café e conta com o apoio da Cooxupé.

Cada parceiro estratégico possui ações distintas: o InPACTO tem como missão a erradicação do trabalho análogo ao escravo nos diversos setores econômicos do Brasil. Já a Fundação Neumann possui suas raízes no agronegócio do café, promovendo o desenvolvimento sustentável por meio do empoderamento dos produtores e de suas famílias, como também a GCP com suas diversas atividades no Brasil e no mundo voltadas a sustentabilidade na cafeicultura, assim como a Cooxupé, que emprega a sustentabilidade em suas operações.

Na SIC 2019 o Cecafé promoverá uma ação institucional, englobando associados, parceiros estratégicos do setor Público e Privado, de valorização do Selo de Sustentabilidade e do Código de Ética e Conduta do setor exportador de café do Brasil. Criado em 2015, o Código de Ética e Conduta do setor exportador, marco do Compliance em que os membros do Cecafé buscam ampliar para as suas cadeias de fornecimento os preceitos da ética e compromisso com as normas legais vigentes no país. Nesse sentido, foi criado também o Selo de Sustentabilidade do Café Brasileiro, como chancela à iniciativa e com a finalidade de fortalecimento, reconhecimento e promoção da sustentabilidade brasileira.

O Selo reforça a sustentabilidade e o compromisso do setor frente aos players do mercado global de café, incluindo torrefadores e consumidores em todo o mundo, pois está acima de qualquer sistema de certificação global. Vale ressaltar que o Brasil já possui a certificação natural devido as Leis sociais, ambientais e resultado econômico consolidado. O amplo uso deste Selo por parte dos associados do Cecafé promove ainda mais a sustentabilidade e a qualidade do café brasileiro, com soberania e independência de qualquer certificação, pelos motivos apresentados neste artigo e comprovados cientificamente.

Nesse sentido, o Selo de Sustentabilidade do café brasileiro é uma questão de transparência, legitimidade e, principalmente, soberania nacional. No universo de cerca de 300 mil produtores, é notório e facilmente identificável o respeito ao meio ambiente, vide os esforços contínuos na proteção das áreas de mananciais, na adoção de manejo racional da água, e aplicação de técnicas agrícolas avançadas para o alcance da significativa produtividade por hectare plantado, sendo esta, a maior dentre os países produtores.

O Cecafé, como legítimo representante do setor exportador e parceiro do produtor e da indústria, está de olho nas tendências globais e na necessidade de articulação entre todos os elos da cadeia produtiva. Aproveitando a oportunidade de exposição e engajamento promovidas pelo stand na SIC o Cecafé gostaria de convidar os parceiros exportadores para assinarem seu código de conduta para habilitar o uso do selo de sustentabilidade e dessa forma legitimar essa parceria tão profícua.

O Selo de Sustentabilidade, amparado pelo Código de Ética e Conduta e pelas ações de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, demonstra o compromisso do setor exportador em ampliar ainda mais os projetos socioambientais de sucesso e continuar a promover a imagem do agronegócio café brasileiro no mundo, atendendo as demandas do consumidor final e estimulando o consumo de café

Com a participação ativa dos seus associados, o Cecafé, de olho nas tendências globais e na necessidade de articulação entre todos os elos da cadeia produtiva e consumidores, seguirá em direção a sua missão: trilhando o caminho certo, utilizando-se da comunicação e demais ferramentas adequadas e corretas para um futuro cada vez mais sustentável e socialmente responsável.

Marcos Matos
Diretor Geral do CECAFÉ

Lilian Vendrametto
Gestora de Sustentabilidade do CECAFÉ