A sustentabilidade se manteve como tema de relevância global durante todo ano de 2017 e o Cecafé consolidou diversas ações positivas para todo o setor cafeeiro brasileiro. O Planejamento Estratégico para os anos de 2016 a 2018 foi seguido, inclusive com a adoção de novos projetos e programas nas áreas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

O Cecafé esteve presente em eventos, discussões e grupos de trabalho sobre sustentabilidade, mudanças climáticas, questões trabalhistas, ambientais e regulatórias a fim de manter a instituição a par dos principais temas discutidos globalmente e assim, comensurar os desafios e oportunidades. Os programas continuam ativos e receberam especial atenção para melhorias e modernização, enquanto novos projetos e parcerias promissoras se consolidaram. Abaixo os principais destaques:

Diante dos desafios internacionais para a exportação de café, o Cecafé, em parceria com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (SINDIVEG), coordenou a reunião de reativação do programa “Café Seguro” para discutir as questões fitossanitárias relativas à cafeicultura brasileira.

O encontro contou com a participação de representantes das instituições: Embrapa Café, Instituto de Economia Agrícola (IEA), Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Conselho Nacional do Café (CNC), Comissão Nacional do Café da CNA, Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg). Também estiveram presentes profissionais do setor de agroquímicos de empresas como Syngenta, Basf, Dow, Bayer, Monsanto, Helm do Brasil, Sumitomo Chemical, Nufarm Brazil e Arysta.

O Programa Café Seguro teve início em 2011, pelo Cecafé, com o objetivo de conscientizar e orientar o cafeicultor sobre o uso correto de defensivos agrícolas, garantindo frutos livres de contaminantes. Por meio de ações realizadas em Dias de Campo, o “Café Seguro” já visitou 20 cidades e contribuiu para a capacitação de aproximadamente 10 mil produtores.

 

O Programa Produtor Informado, criado pelo Cecafé em 2006 com o intuito de levar inclusão digital para o meio rural, continuou sua parceria de sucesso com a Plataforma Global do Café em 2017. Foram 100 turmas que levaram inclusão digital e conhecimentos de boas práticas agrícolas para mais de 1.220 alunos. Além das aulas, foram promovidos diversos dias de campo, com o objetivo de mostrar, na prática, esforços na busca pela produção de café cada vez mais sustentável, com o aumento da produtividade e ampliação da aplicação de pesquisa, tecnologia e melhorias no campo.

O Cecafé também criou o site do próprio programa, no qual é possível conferir os dados e resultados alcançados, além de conter detalhes das instituições parceiras, funcionando como um sistema de organização para os instrutores e para os administradores. Dessa forma, o Cecafé ganhou eficiência nos controles e análises mais detalhadas do Programa, sempre buscando melhoria contínua e eficiência. Desde o início do Programa foram formados cerca de 5 mil produtores, sendo mais de 2.600 inscritos no sistema de controle criado em 2016.

As parcerias de sucesso com EMATER/MG, INCAPER, EMATER/RO, IFES, Fundação Hanns Neumann, Cooxupé, Via Verde, Exportadora Guaxupé, Cocapec, e Cooabriel continuam fazendo com que o programa seja referência e alcance os resultados esperados nos quatro principais estados produtores (MG, ES, SP e RO), sendo presente em mais de 100 municípios. Novas parcerias são esperadas para 2018, com o intuito de tornar o programa cada vez melhor.

 

 

O Cecafé esteve presente na Semana Internacional do Café com um estande multistakeholder para promover as ações de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Os parceiros da iniciativa foram a Fundação Hanns Neumann, o Instituto Inpacto junto com a ONG americana CSR e a Plataforma Global do Café. A empresa Três Corações também contribuiu com o fornecimento da máquina de café e uma barista para que fossem servidos cafés produzidos por pequenos produtores de Minas Gerais, participantes do Programa Produtor Informado.

A iniciativa multistakeholder demonstra a força das parceiras interinstitucionais para que a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social estejam cada dia mais integradas nas operações da cadeia do café brasileiro. O estande recebeu representantes do meio acadêmico, dos setores públicos e privados além de produtores, inclusive participantes do Produtor Informado.

Além disso, o Diretor Geral do Cecafé, Marcos Matos, foi mediador do painel “As perspectivas para o Café nos Grandes Mercados Consumidores” e o Diretor Técnico, Eduardo Heron, participou do painel “Inovação para o Agronegócio” e apresentou as iniciativas do Cecafé, em especial, o Programa Produtor Informado, que contou com a participação de Marjorie Miranda sobre o perfil dos produtores atendidos pelo Programa.

 

O Cecafé estreitou sua relação com o Instituto Inpacto – principal instituição nacional a se dedicar inteiramente a erradicação do trabalho escravo no Brasil. Desse diálogo surgiu o Projeto Mesa de Café Brasil. A meta do projeto, alinhada com demanda e expectativas internacionais e as próprias necessidades de transparência do mercado global, é ampliar o envolvimento de todos os atores na promoção de uma agenda positiva e transformadora em prol do trabalho decente na cadeia produtiva do café. Objetiva-se, também, fomentar a transparência das ações de proteção social na produção do café brasileiro, inicialmente em Minas Gerais. O projeto conta com o apoio da ONG Americana Catholic Relief Services e do Cecafé.

 

Outro destaque é o Programa Criança do Café na Escola, que teve início em 2003, com o objetivo de montar Laboratórios Digitais, com equipamentos de informática e acesso à internet, contando com o suporte educacional fornecido por uma pedagoga contratada pelo Cecafé. No total, foram instalados 137 Laboratórios Digitais em 95 municípios cafeeiros, além de 1,37 mil computadores (10 computadores por sala), sendo 116 deles com acesso à internet, com um investimento atualizado de aproximadamente R$ 9 milhões.

 

 

Programa de Sucessão Familiar

Para os jovens, os temas sucessão familiar e empreendedorismo são de relevante importância. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), até 2030 aproximadamente 40% dos produtores rurais sairão da atividade. Somado a isso, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 70% das empresas familiares encerram suas atividades com a morte de seu fundador e somente 5% das que restaram sobrevivem até a 3ª geração.

Diante disso, o desafio é propor ações para que os jovens visualizem as oportunidades no campo, com qualidade de vida e renda como incentivo para que eles continuem a produzir café com qualidade e sustentabilidade.

Relatório de Sustentabilidade

Todas as ações do setor serão compiladas anualmente e apresentados no Relatório de Sustentabilidade elaborado pelo Cecafé. O texto servirá como ferramenta de marketing para todo o setor exportador, para mercado interno e externo e contará com indicadores: número de pessoas beneficiadas pelos programas; organizações envolvidas e investimento social privado.

IDEXCafé – indicadores de desempenho do Setor Exportador de Café:

Por meio das parcerias estabelecidas e do sistema de gestão da informação, o IDEXCafé tem como objetivo contribuir de forma significativa no monitoramento e promoção das diversas ações de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do comércio exportador;

Considerações Finais

De forma geral, não há dúvidas de que 2017 foi um ano árduo e com muitos desafios para o Brasil, especialmente para o agronegócio e para o setor exportador. Contudo, são nas adversidades que surgem as maiores oportunidades e a equipe do Cecafé encerrou o ano de 2017 com a certeza de contribuir para que o café brasileiro trilhe o caminho certo para um futuro cada vez mais sustentável e socialmente responsável.

 

Marjorie Miranda – Coord. de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do CECAFÉ