A Semana Internacional do Café (SIC) é um encontro de cafeicultores, torrefadores, exportadores, classificadores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.

Neste ano, a SIC será realizada no período de 7 a 9 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte. O evento conta com extensa programação de cursos, competições, seminários e palestras, além da maior feira do setor. Destaque para a ampla programação de eventos simultâneos, encontros, seminários, cursos, concursos e sessões de cupping (prova de cafés), divididos em três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação, Negócios & Empreendedorismo. Em paralelo a feira, ocorrerá a Conferência da Global Coffee Plataform, onde serão discutidos e apresentados diversos conteúdo fundamentais para a sustentabilidade para a cafeicultura no Brasil e no mundo. O Cecafé – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, estará participando e palestrando em diversos momentos, defendendo a sustentabilidade cafeeira no Brasil.

Dessa forma, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.

Como na edição anterior, o Cecafé, como legítimo representante na defesa dos interesses do setor exportador, estará presente, com seu estande institucional, objetivando a participação ativa nas relevantes discussões nacionais e globais sobre sustentabilidade e, consequentemente, ampliar e promover seus projetos e programas, estreitando os laços com stakeholders do setor cafeeiro.

Nesse sentido, reafirmando as importantes parcerias com o comércio exportador, instituições de pesquisa e ensino, empresas públicas e privadas, ONGs e associações, o Cecafé é protagonista deste estande multi-stakeholder. A ação protagonista do Cecafé é conjunta com o instituto Inpacto (Instituto Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo), a Fundação Neumann, com o apoio da empresa 3 Corações e da Cooxupé.

Cada parceiro estratégico possui ações distintas: o InPACTO tem como missão a erradicação do trabalho análogo ao escravo nos diversos setores econômicos do Brasil. O Cecafé irá participar do evento Café em Pauta com sua apresentação institucional e destaque aos projetos socioambientais. Já a Fundação Neumann possui suas raízes no agronegócio do café, promovendo o desenvolvimento sustentável por meio do empoderamento dos produtores e de suas famílias, assim como a Cooxupé e o Grupo 3 Corações, que empregam a sustentabilidade em suas operações.

Com o estabelecimento da Responsabilidade Social e Sustentabilidade como um de seus principais pilares, o Cecafé apresentará os seus programas e sua proposta de trabalho para os próximos anos, com base no fortalecimento de parcerias e a ampliação de ações em prol da sustentabilidade da cafeicultura brasileira. Dessa forma, é possível demonstrar como as parcerias potencializam nossos resultados e promovem o diálogo entre instituições diferentes com objetivos em comum.

O Cecafé reconhece os desafios no âmbito da sustentabilidade e entende que a forma de superá-los é por meio da união de forças e expertises, como demonstrado nesta ação da SIC 2018.

Essas iniciativas estão abertas para todos nossos associados e representantes da cadeia do café que desejarem se engajar conosco nessa missão de suma importância.

 

Marcos Matos – Diretor Geral do CECAFÉ
Lilian Vendrametto – Gestora de Sustentabilidade do CECAFÉ