O Coffee Dinner & Coffee Summit, realizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), chega a sua oitava edição em 2019, batendo recordes de patrocinadores. Reconhecido como um dos principais eventos do agronegócio global do café, neste ano conta com amplo apoio, como a INTL FCStone, Pinhalense, Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, Cooxupé e Olam Coffee.

A oitava edição do “Coffee Dinner & Coffee Summit” ocorrerá nos dias 28 e 29 de maio, em São Paulo (SP), e terá como tema “Cafés do Brasil: Qualidade com Sustentabilidade”. Dessa forma, o comércio exportador demonstra a importância da agenda da sustentabilidade em toda a programação do evento.

No primeiro dia, haverá o Coffee Dinner, na Sala São Paulo da Estação da Luz, a partir das 19h. Trata-se de um reconhecido jantar de gala, quando o Cecafé homenageia as entidades e lideranças que contribuem para o fortalecimento da cafeicultura brasileira.

Tais esforços na busca pelo desenvolvimento social, ambiental e econômico do agronegócio café, leva em consideração a igualdade de gênero e a importância da mulher brasileira para o desenvolvimento do setor. Nesse contexto, o Cecafé homenageará as “Mulheres do Café”, categoria que engloba os exemplos de liderança feminina na Exportação, Indústria, Produção, Pesquisa e de Cafés Especiais.

O Cecafé vem disseminando o conhecimento desde 2006 para os produtores de diversas regiões do país, concedendo também a oportunidade de inclusão digital às mulheres e o seu acesso às boas práticas agrícolas, clima, preços e informações para a boa gestão de suas propriedades, almejando diminuir as barreiras que essas mulheres enfrentam para a liderança e gestão das propriedades rurais.

Até o encerramento de 2019, o Produtor Informado terá capacitado mais de 6 mil produtores rurais. Em 2017 o Cecafé lançou o Portal Produtor Informado, para o planejamento e a gestão do Programa, com o cadastrado completo via sistema de cerca de 3,5 mil produtores. Com os esforços em prol da equidade de gênero nos últimos anos, as mulheres têm mostrado significativo crescimento e já respondem por quase 30% dos participantes do Programa.

A segunda etapa do evento “Coffee Dinner & Coffee Summit” ocorrerá no dia 29 de maio de 2019. O fórum Coffee Summit trará à tona, no Hotel Renaissance São Paulo, debates em três painéis, que abordarão temas como perspectivas macroeconômicas, tendências de consumo, caminhos para a Ásia e, claro, a sustentabilidade da cafeicultura brasileira.

O Painel de Sustentabilidade contará com uma palestra da diretora executiva da Plataforma Global do Café que abordará as Iniciativas de Membros, sendo o Brasil o protagonista nessas iniciativas, com o destaque para o Projeto Uso Correto e Seguro de Agroquímicos, com o apoio da indústria de torrefação, empresas de agroquímicos e agências de pesquisa e extensão rural. Serão também debatidas diversas novas ações de capacitação de produtores rurais e iniciativas para a inclusão das mulheres na gestão das propriedades rurais.

O painel de Sustentabilidade ainda contará com outros dois temas, englobando a Fundação Neumann e a Embrapa Territorial, com ênfase na sucessão familiar, gestão das pequenas propriedades e a preservação ambiental dentro das propriedades rurais.

Mais informações sobre o evento ou a aquisição de convites para participação podem ser obtidas através do telefone (11) 3079-3755 ou do e-mail coffeedinner@cecafe.com.br.

Marcos Matos – Diretor Geral do CECAFÉ
Lilian Vendrametto – Gestora de Sustentabilidade do CECAFÉ