Celebramos, em 2016, importantes realizações nas áreas de responsabilidade social e sustentabilidade, com resultados positivos para todo o comércio exportador de café.

Neste ano implementamos o Planejamento Estratégico para o triênio 2016-2018. O CECAFÉ redefiniu os seus pilares estratégicos, missão, visão e valores, bem como propôs um conjunto de ações e projetos que serão executados para o período, visando à promoção mundial da sustentabilidade do café brasileiro.

Aprofundamo-nos no acompanhamento das discussões globais sobre sustentabilidade e efeitos climáticos, o que nos permitiu dimensionar os desafios e necessidades da agricultura. Nesse sentido, o CECAFÉ tem atuado para fortalecer as ações nas regiões cafeeiras, com importantes resultados que direcionam a cafeicultura brasileira a um futuro cada vez mais sustentável.

Com ênfase ao pilar estratégico Responsabilidade Social e Sustentabilidade, o CECAFÉ apresentou importantes atividades e realizações em 2016, a saber:

Criança do Café na Escola

O Programa teve início em 2003, com o objetivo de montar Laboratórios Digitais, com equipamentos de informática e acesso à internet, contando com o suporte educacional fornecido por uma pedagoga contratada pelo CECAFÉ.

No total, foram instalados 137 laboratórios digitais em 95 municípios cafeeiros, 1,37 mil computadores (10 computadores por sala), sendo 116 deles com acesso à internet, com um investimento atualizado de aproximadamente R$ 9 milhões.

Após 13 anos de existência do Programa, foi finalizado em 2016 o processo de auditoria interna para a verificação das condições dos laboratórios digitais do Programa Criança do Café na Escola. Foram obtidas sólidas informações de 133 laboratórios, o que representa 97% do total. Destes, 76% permanecem ativos (102 salas) e 24% estão inativos ou extintos (31 salas). Considerando-se 102 laboratórios digitais ativos, foram avaliadas as condições atuais para a obtenção das necessidades de investimentos.

Condição ótima: 60%, ou seja, 61 laboratórios com no mínimo 8 computadores operantes; Condição boa e aceitável: 37%, ou seja, 38 laboratórios com 4 a 7 computadores; Condição ruim: 2%, o que representa 2 laboratórios com menos de 4 computadores.

 

 

Programa Produtor Informado

O Programa Produtor Informado, criado pelo CECAFÉ em 2006 com o intuito de levar inclusão digital para o meio rural, expandiu-se significativamente em 2016. Com o início da parceria com a Plataforma Global do Café, além da inclusão digital, o Programa passou a disseminar a sustentabilidade na cafeicultura. Tal conteúdo auxilia na adoção de boas práticas nos sistemas produtivos, objetivando, assim, o aumento da rentabilidade do negócio e qualidade do café, além de garantir a sustentabilidade do meio ambiente e a melhoria das condições de vida da população rural em geral.

Além das aulas, foram promovidos diversos Dias de Campo com o objetivo de mostrar, na prática, esforços na busca pela produção de café cada vez mais sustentável, com o aumento da produtividade e ampliação da aplicação de pesquisa, tecnologia e melhorias no campo.

Para tanto, o CECAFÉ ainda firmou termos de cooperação junto às entidades extensionistas, que disponibilizaram técnicos agrícolas para ministrarem os cursos. Atualmente o Programa conta com a parceria da Emater-RO, Emater-MG, Incaper, Fundação Hanns Neumann, Ifes-Agrifes, Via Verde, Cooabriel, Coocapec e Cooxupé, atingindo 45 municípios nos principais estados produtores (MG, ES, SP e RO).

Dessa forma, superando em 100% a meta estabelecida, foram contabilizadas neste ano 125 turmas, com a capacitação de 1.500 produtores rurais, resultando na formação de mais de 2.600 participantes desde a criação do Programa em 2006.

 

Perspectivas para 2017: Polo Café Sustentável

Com base na auditoria dos laboratórios digitais realizada, o Conselho Deliberativo do CECAFÉ decidiu pela renovação e integração dos Programas, com a revitalização dos laboratórios digitais em condições boa, aceitável e ruim, que passarão a integrar, a partir de 2017, o Polo Café Sustentável, com o objetivo de fortalecer as ações de sustentabilidade na cafeicultura nacional.

O Polo representará a zona de influência regional das ações de sustentabilidade, abrigadas, na maior parte das vezes, nos laboratórios digitais inicialmente criados para o Programa Criança do Café na Escola. O foco serão as pessoas que interagem com a produção de café, sendo elas:

De acordo com o fluxograma abaixo, por meio das parcerias e de um sistema de gestão da informação, serão identificados os principais laboratórios digitais do CECAFÉ, que se tornarão polos para execução de programas integrados no âmbito regional, envolvendo também professores, jovens e produtores rurais.

 

Professores e alunos do ensino fundamental da rede pública

As crianças receberão treinamento para inclusão digital, bem como folders e cartilhas lúdicas sobre a importância do produtor rural e do café para a região, com o propósito de valorizar a imagem do café, de modo que a criança reconheça a importância do cafeicultor e do setor para o Brasil. Tudo isso feito por meio da inclusão digital.

Os professores, que são os maiores replicadores das informações, serão capacitados por e-learnings, guias práticos e treinamentos, a fim de criar o ambiente cognitivo e educacional na formação dos futuros cidadãos e mão de obra qualificada no campo. São previstas palestras quadrimestrais com professores das principais escolas da região, contando com uma oficina de informática para inclusão.

Jovens do meio rural

Para os jovens, os temas sucessão familiar e empreendedorismo são de relevante importância. Segundo a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, até 2030 aproximadamente 40% dos produtores rurais sairão da atividade. Somado a isso, de acordo com o Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 70% das empresas familiares encerram suas atividades com a morte de seu fundador e somente 5% das que restaram sobrevivem até a 3ª geração.

A maioria dos jovens opta por sair do campo para procurar melhores condições de trabalho nas grandes cidades. Diante disso, o desafio é propor ações para que os jovens visualizem as oportunidades no campo, com qualidade de vida e renda como incentivo para que esses jovens continuem a produzir café com qualidade e sustentabilidade.

Produtores Rurais

Em relação aos produtores rurais, as aulas de informática e de sustentabilidade, com ênfase nas boas práticas agrícolas, continuarão a ser lecionadas. Contudo, será criado um novo módulo, denominado de Produtor Informado Avançado, voltado para os produtores que já cumpriram a primeira etapa. Trata-se de uma demanda levantada diretamente pelos produtores rurais em diversas regiões e terá conteúdo aprofundado sobre as ferramentas para o trabalho no campo, para a gestão da propriedade, por meio da adoção de boas práticas agrícolas e do aferimento dos custos de produção.

Como resultado de todos os esforços para a consolidação da sustentabilidade na cafeicultura nacional, o CECAFÉ aprimorou o seu Código de Ética e Conduta. O Código representa um estímulo concreto para que o mercado tenha um número cada vez maior de empresas que empreendam esforços no campo social e ambiental, colaborando para a conscientização de toda a comunidade sobre a importância da sustentabilidade da cadeia produtiva do café.

O princípio fundamental é de cumprimento dos termos dispostos no Código. Dessa forma, os membros associados do CECAFÉ buscam transferir para sua cadeia de fornecimento os preceitos da ética e compromisso com as normas legais vigentes no país. Nesse sentido, foi criado o Selo CECAFÉ de Sustentabilidade (imagem ao lado) como chancela à iniciativa. Os associados poderão fazer uso do selo de diversas formas em seus meios de comunicação e produtos.

Considerações Finais

Embora 2016 tenha sido desafiador em muitas esferas, diante do contexto aqui exposto, finalizamos o exercício de 2016 com a clara sinalização do comprometimento para com o desenvolvimento da cafeicultura. A perspectiva para 2017 é de esperança: os esforços de toda a cafeicultura nos colocam no caminho certo para garantir ao Brasil competitividade e liderança absoluta no comércio mundial de café. Para o novo ano que se anuncia, atuaremos para alavancar ainda mais a sustentabilidade na produção de café no Brasil. Bem-vindo 2017!

 

Marcos Matos – Diretor Geral do CECAFÉ