Comun 085-2023

O presente comunicado destina-se ao uso consultivo e exclusivo dos associados do Cecafé. Por conter informações confidenciais, são vedadas a divulgação e utilização indevida desse material.

 

Senhores associados,

 

Em recente reunião realizada com a Brasil Terminal Portuário (BTP), o CECAFÉ e os coordenadores técnicos expuseram as dificuldades para a entrega de contêineres no terminal, principalmente daqueles com o início do trânsito no interior do país.

A equipe da BTP esclareceu que as tempestades tropicais ocorridas no Sul do Brasil criaram dificuldades para a atracação de navios nos portos da Região Sul e, consequentemente, atrasos nos embarques em Santos (SP), esgotando a capacidade física do terminal para o recebimento de novas cargas.

A BTP relatou, ainda, que vem empenhando esforços para atender aos contêineres de café e, a esse respeito, o CECAFÉ tem sido testemunha de tal esforço, pois o terminal vem se manifestando, sempre, de forma atenciosa e receptiva aos nossos contatos.

Como encaminhamento, a equipe da BTP indicou alguns procedimentos que poderiam ajudar a evitar essas dificuldades, tendo em vista que diversas empresas estão deixando para entregar seus contêineres próximo ao deadline da carga, muitas vezes em dias em que há grande entrega de volumes e pouca disponibilidade de gate.

Nesse sentido, a BTP sugeriu que os exportadores entregassem os seus contêineres nos primeiros dias de abertura do gate e, havendo alterações de navios, entrar em contato e informar ao terminal o número do booking para que eles recebam as cargas normalmente, em cumprimento ao planejamento inicial de deadline, evitando a adição de custos de pré-stacking ou impedimentos de internalização do equipamento estufado. 

Os e-mails contendo os questionamentos e os números dos bookings deverão ser enviados para crc@btp.com.br.

A BTP colocou à disposição, ainda, sua equipe para confirmar as previsões de abertura de gate, informadas em nosso portal (TAS), para que os exportadores possam iniciar a programação de carregamento e início de trânsito no porto seco. O terminal também informou a disponibilidade de sua ferramenta que contém a tela de “Recebimento de Exportação Cheio” (https://tas.btp.com.br/ConsultasLivres/RecebimentoExportacao), onde é possível visualizar os pré-stackings que ainda estão previstos, os que estão confirmados e para os quais há janelas disponíveis para agendamento.

Sem mais para o momento, seguimos à disposição de nossos associados.

Atenciosamente,

Eduardo Heron Santos
Diretor Técnico