Comun 007-2024

O presente comunicado destina-se ao uso consultivo e exclusivo dos associados do Cecafé. Por conter informações confidenciais, são vedadas a divulgação e a utilização indevida desse material.

 

Senhores associados,

 

A título de conhecimento, informamos que o CECAFÉ entrou em contato com a BTP para apurar os problemas relacionados à abertura de gate e as dificuldades para a obtenção de gate antecipado, conforme problemas relatados pelos exportadores de café.

Segundo informações da BTP, apesar de os avanços graduais na abertura dos gates, desde outubro do ano passado, o terminal ainda possui alguns desafios pontuais em razão do grande volume de carga ainda presente no pátio, mas nos informaram que estão empenhados em atender às demandas dos exportadores de café.

A empresa relatou, também, que está prevista a chegada de dois navios extras até o final do mês, gerando a expectativa de normalização no processo, mas que o escopo dos serviços dessas embarcações ainda não foi definido por causa do intenso fluxo diário.

Todavia, a BTP pediu para que os exportadores canalizem suas demandas emergenciais no CECAFÉ, através do e-mail diretoriaexecutiva@cecafe.com.br, no exato momento da detecção do problema, de maneira que possamos coordenar essas iniciativas pontuais junto ao terminal, evitando a perda de embarques.

Outro ponto abordado na reunião se referiu às cargas com início de trânsito aduaneiro no interior e que estavam com dificuldades para serem internalizadas no terminal, também por falta de espaço físico, causando problemas aos exportadores junto à Receita Federal.

Enquanto se aguarda a normalização do fluxo, levando em consideração a ainda existência do limitante físico de espaço nos pátios, decorrente do grande volume de carga, a BTP orientou os exportadores a informarem ao terminal, por meio do e-mail crc@btp.com.br, seus embarques com o início de trânsito aduaneiro no interior, na abertura do gate da viagem programada, contendo os números de Booking, DAT, DU-E, DDL, quantidade e número dos contêineres, de forma que possam organizar seu planejamento ao recebimento dos equipamentos, mesmo com a ocorrência de alterações no deadline dos navios e eventuais disponibilidades de gates antecipados, quando possível.

Para o acompanhamento e para o apoio ao exportador em eventuais contatos com o terminal, recomendamos aos nossos associados que copiem o CECAFÉ (diretoriaexecutiva@cecafe.com.br) nas mensagens de cargas com início de trânsito aduaneiro no interior enviadas à BTP.

Sem mais para o momento, seguimos à disposição de nossos associados.

Cordialmente,

Eduardo Heron Santos
Diretor-Técnico