O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), como membro do Fórum Paulista do Agronegócio, participou, ontem (17), de reunião desse colegiado com a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SP-Agro) e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP), que sediou a audiência.

Durante o encontro, o secretário Gustavo Junqueira disponibilizou toda a estrutura da SAA-SP e do governo estadual, como institutos de pesquisa, extensão e as universidades, para a realização de estudos técnicos e econômicos sobre novos projetos e Projetos de Lei em tramitação.

O presidente da SP-Agro, deputado estadual Itamar Borges, mencionou que existem 74 PL’s em tramitação que impactam o agro, em sua maioria negativamente. Os assuntos abordados nesses projetos tratam de créditos tributários, pulverização aérea, animais silvestres que invadem as propriedades, entre outros.

Borges comunicou que a Frente Parlamentar adotou a postura de convocar líderes de bancadas e autores de projetos para um debate anterior às comissões e plenárias. Segundo o deputado, na pior das hipóteses, não existindo diálogo, a SP-Agro está com número e alinhamento suficientes para vencerem as votações dos PL’s polêmicos e impactantes ao setor.

O secretario Gustavo Junqueira solicitou ao Fórum um trabalho de comunicação junto à Assembleia Paulista para apresentar os setores e sua relevância ao Estado. Recomendou, ainda, que se faz necessário destacar a importância de debates prévios, chamando os autores das propostas, utilizando-se de todas as informações técnicas possíveis e respaldo político da base aliada do governo e da SP-Agro.

O Cecafé integra o Fórum por ser um colegiado que debate questões que impactam o setor no âmbito dos Estados produtores e eixos logísticos, aborda uma maior responsabilidade das Unidades Federativas na reforma Tributária e reavaliação do Pacto Federativo, além de fornecer apoio técnico à Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista.