O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), representado pelo diretor geral Marcos Matos, participou, nesta segunda-feira, 25 de março, de um painel sobre sustentabilidade realizado durante o primeiro dia da 124ª Sessão do Conselho Internacional da Organização Internacional do Café (OIC), que ocorre até o próximo dia 29, em Nairóbi, no Quênia.

No painel, o diretor do Cecafé destacou as contribuições do setor exportador de café em diversas ações de sustentabilidade, como o programa “Criança do Café na Escola”, o “Produtor Informado” e o “Café Seguro”.

Matos destacou as discussões em relação à “Iniciativa de Membros do Projeto Uso Responsável de Agroquímicos”, com parceiros dos seguimentos da cadeia produtiva do café, indústria de agroquímicos e diversas agências de extensão rural do Brasil.

O diretor deu suas contribuições a respeito de como a eficiência e a organização do setor, com as parcerias público-privadas, podem promover a viabilidade econômica da cafeicultura. Como exemplo, demonstrou como os preços FOB de exportação são repassados aos cafeicultores brasileiros.

No painel, foram apresentadas, ainda, as lições desenvolvidas pela Plataforma Global do Café. Também participaram do debate os brasileiros Aguinaldo Lima, diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), e Carlos Brando, da P&A Marketing e chairman da Plataforma Global do Café.