Agro Score e Score ESG da Serasa Experian são capazes de democratizar o acesso ao recurso financeiro e avaliar critérios socioambientais

As práticas ESG já estão pautando as decisões no mercado de crédito do agronegócio. Por isso, os produtores rurais que atuam em conformidade socioambiental têm ganhado mais visibilidade diante dos seus credores, que passaram a avaliar critérios que vão além de um perfil de bom pagador para conceder recursos financeiros. A promoção dessa conversa será conduzida pela Serasa Experian, no dia 26 de maio, dentro da programação do 9º Coffee Dinner & Summit, realizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Além de fornecer informações confiáveis ao mercado e às instituições financeiras, a Serasa Experian também apoia a jornada de crédito dos cafeicultores, já que 75% de todo o café originado no Brasil passa pelas análises de risco da empresa. Considerando todas as culturas, a companhia já realizou avaliações socioambientais e de crédito de mais de 3 milhões de produtores, bem como de 100 mil propriedades rurais.

Para promover essas avaliações, a empresa desenvolveu o Agro Score e o Score ESG, soluções que mitigam riscos, viabilizam a escalabilidade e geram parcerias seguras. “Inserir mais gente no mercado de crédito agrícola para democratizá-lo é um dos nossos objetivos. A fim de viabilizar esse processo, combinamos soluções que levam ao credor uma análise de risco rápida e assertiva para que as propostas de acesso a recursos financeiros de qualidade possam, de fato, chegar aos produtores rurais”, explica o head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta.

O Agro Score e o Score ESG são pontuações que se complementam. Por exemplo, em um cenário real de mais de 15 mil produtores de café analisados, identificou-se que 89,7% deles estavam bem-posicionados em ambas as avaliações, considerando um ponto de corte de 600 para o Agro Score e de 400 para Score ESG.

Ainda assim, também existem 1,6% de produtores que se posicionam bem na avaliação do Agro Score, mas não na do Score ESG. Ou seja, aproximadamente 90 em cada 100 produtores analisados naquela carteira de clientes são bons pagadores e seguem as práticas ESG, mas há outros dois que possuem bons perfis de risco de crédito e um mau perfil socioambiental.

Dessa forma, embora exista uma forte relação entre inadimplência e riscos ESG, uma parte dos produtores pode perder o acesso ao crédito neste momento em que as instituições financeiras passam a avaliar quesitos socioambientais.

COFFEE DINNER & SUMMIT
Realizado pelo Cecafé, o evento se destaca como um dos principais fóruns globais do setor cafeeiro, reunindo, a cada dois anos, cerca de mil pessoas e líderes de todos os segmentos da cafeicultura brasileira e mundial para promover a prospecção de negócios, criar oportunidades comerciais, compartilhar experiências e fazer networking, aproximando players do agronegócio e apaixonados pelo café em um ambiente espaçoso e aconchegante.

Sob o tema “Crescimento da produção: seus desafios e oportunidades em tempos de ESG”, a nona edição do Coffee Dinner & Summit tem por objetivo promover o debate e a reflexão a respeito dos desafios econômicos, climáticos, regulatórios, logísticos e, principalmente, sobre as iniciativas sustentáveis desenvolvidas pelo Brasil e demais nações cafeeiras, as quais respeitam os critérios da governança socioambiental. Os interessados podem obter mais informações no site https://coffeedinner.com.br/.

EVENTO CARBONO ZERO
Honrando seu pilar de atuação voltado a responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e segurança alimentar, o Cecafé obteve o Selo Verde da startup de reflorestamento Ecooar Biodiversidade para neutralizar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) com a realização do 9º Coffee Dinner & Summit.

Através do cálculo das emissões de carbono geradas nos dois dias do evento, o Conselho compensou mais de 2,5 toneladas de CO2 através do plantio de árvores nativas, contribuindo para o reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Fazenda Santa Emília, produtora de café em Garça (SP), onde a regeneração do meio ambiente e a preservação das águas de nascentes beneficiam, direta e indiretamente, cerca de um milhão de pessoas nas 62 cidades da região.

APOIO INSTITUCIONAL
O 9º Coffee Dinner & Summit conta com apoio institucional nacional da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Conselho Nacional do Café (CNC) e Museu do Café; internacional da European Coffee Federation (ECF), National Coffee Association (NCA), Paris Coffee Show, Rio Coffee Nation e Swiss Coffee Trade Association (SCTA); e governamental dos Estados de São Paulo e Espírito Santo.

SERASA EXPERIAN
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br.

EXPERIAN
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – empodera consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. A empresa ajuda pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Em 30 países, a Experian emprega cerca de 21.700 pessoas e, a cada dia, investe mais em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de inovação para as últimas notícias sobre a empresa.

SOBRE O CECAFÉ
Fundado em 1999, o Cecafé representa e promove ativamente o desenvolvimento do setor exportador de café no âmbito nacional e internacional. A entidade oferece suporte às operações do segmento por meio do intercâmbio de inteligência de dados, ações estratégicas e jurídicas, além de projetos de cidadania e responsabilidade socioambiental. Atualmente, possui 118 empresas comerciais, exportadoras, tradings, cooperativas, indústrias e produtores, que representam 96% dos embarques nacionais e remetem, anualmente, o produto a mais de 120 destinos.