Representantes dos exportadores de café se reuniram com Embaixada da Alemanha para debater lei sobre deveres de diligência corporativa nas cadeias de abastecimento

O Comitê de Responsabilidade Social e Sustentabilidade (RSS) do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) se reuniu, ontem, 16 de maio, com representantes da Embaixada da Alemanha no Brasil para discutir a lei alemã sobre deveres de diligência corporativa nas cadeias de abastecimento, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2023.

Na oportunidade, o adido social da Embaixada alemã, Manfred Brinkmann, detalhou os principais pontos da nova legislação, que impacta os fornecedores de café do Brasil, principalmente quanto ao gerenciamento dos riscos ambientais e sociais na originação dos grãos.

Durante as discussões, foram destacadas como muito positivas a rígida legislação de proteção social dos trabalhadores e a existência de estruturas estatais e mecanismos de monitoramento, controle e fiscalização trabalhista no Brasil.

“Os representantes da Alemanha entendem que esses pontos conferem transparência ao gerenciamento dos riscos sociais ao longo das cadeias de fornecimento, uma vantagem competitiva do Brasil frente a outras origens produtoras”, comenta Silvia Pizzol, gestora de RSS do Cecafé.

Além do adido Social, também participou da reunião o adido para Alimentação e Agricultura da Embaixada da Alemanha, Roland Mohr.