Gerada pela parceria entre Cecafé e Serasa Experian, ferramenta gera mais transparência, segurança e inteligência mercadológica na gestão de riscos

Diante da relevância e do impacto positivo ocasionado pelo anúncio da parceria com a Serasa Experian para a utilização de uma plataforma que trará mais transparência, segurança e inteligência na gestão de riscos nas operações do mercado cafeeiro, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) reuniu-se, hoje, de forma virtual, com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e representantes da produção para apresentar a moderna ferramenta aos representantes do governo federal e da cadeia.

Representando a entidade na reunião, o presidente Nicolas Rueda e o diretor geral Marcos Matos informaram que a plataforma é desenvolvida em total conformidade com as legislações vigentes de proteção de dados, defesa da concorrência e proteção de crédito.

Eles explicaram que ela foi desenvolvida para diminuir a diversidade de informações existentes e dar mais segurança ao instrumento de mercado futuro, gerando inteligência mercadológica para uma melhor gestão de riscos nas tomadas de decisões, o que beneficia todos os segmentos da cadeia produtiva.

“A iniciativa trará mais equilíbrio à saúde financeira do mercado e de seus agentes, da produção ao comércio, pois, com vendedores e compradores honrando compromissos firmados, teremos um cenário positivo e proativo que possibilita que os produtores permaneçam realizando barter e tendo acesso ao crédito, como do Funcafé e dos demais financiamentos existentes, inclusive de forma antecipada”, conta Matos.

Rueda inteira que se trata de uma ferramenta inovadora e que surge para otimizar as operações mercadológicas ao setor. “Trazemos uma inovação que visa auxiliar a gestão de risco por meio do entendimento da importância das vendas a termo e a futuro de café, que tanto valor tem agregado para o produtor brasileiro”, completa.

Os comentários foram positivos por parte dos representantes do governo federal e da cadeia produtiva presentes no evento. “O Mapa entendeu e destacou a importância da gestão de riscos, da inteligência de mercado e de processos para a saúde econômico-financeira de todo o setor, que será aprimorada por meio de nosso projeto com a Serasa Experian”, conclui o diretor do Cecafé.

Além dos profissionais do Cecafé, a reunião virtual contou com a participação, pelo Mapa, do secretário de Política Agrícola Guilherme Bastos; do diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento, Silvio Farnese; e da coordenadora-geral do Café, Janaína Macedo Freitas. O setor privado foi representado por representantes do Conselho Nacional do Café (CNC), do Bancoob, do Sicoob-ES e das cooperativas Minasul, Cocapec e Cocatrel.

Contatos para imprensa:
Gestor de Comunicação – Cecafé
Paulo André Kawasaki
(61) 98114-6632 / pauloandre@cecafe.com.br