O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou, na segunda-feira, 23 de setembro, representado pelo presidente Nelson Carvalhaes e pelo diretor geral Marcos Matos, do 1º Fórum de CEOs e Líderes Globais, promovido pela Organização Internacional do Café (OIC), em Londres.

Ao término dos painéis de debate, foi apresentada a declaração de grandes importadores de café com suas recomendações conjuntas para incrementar o consumo e a produção de grãos, levando em consideração preços, volatilidade e sustentabilidade de longo prazo.

O diretor executivo da OIC, José Sette, ao ler a declaração, solicitou empenho de todos os componentes da cadeia produtiva para colocar as sugestões em prática antes da próxima reunião do Fórum.

Segundo ele, todos têm que desenvolver planos de ações concretos a partir dessa declaração, já que a intenção é não fazer um fórum “apenas com palavras bonitas no papel”. A segunda edição do evento já está marcada para o ano que vem, em Bangalore, na Índia.

O fórum foi criado com o objetivo de fortalecer os elos entre produtores e indústria de torrefação internacional.

Entre os signatários da Declaração de Londres, estão empresas como Nestlé, Lavazza e Illycafé, entre outras, e associações representativas, como Fairtrade International e Global Coffee Plataform.

No documento, os signatários pediram para a OIC apoiar o Fórum, que pretende estimular o consumo e a produção de café.