De acordo com o 1º levantamento da Safra 2021 de Café, divulgado hoje pela CONAB, o ciclo da cultura está em andamento, e a previsão inicial sinaliza redução na produção total em comparação à temporada anterior, que foi considerada recorde dentro da série histórica do grão.

Os efeitos fisiológicos da bienalidade negativa observados em diversas regiões produtoras neste ciclo, bem como as condições climáticas adversas registradas em certas localidades, influenciam diretamente nessa perspectiva, tanto para redução do rendimento médio como para diminuição da área em produção, que usualmente é menor nos ciclos de bienalidade negativa, em virtude dos tratos culturais mais intensos realizados nas lavouras, a fim de recuperar o potencial vegetativo das plantas.

A área destinada à tal produção também deve diminuir, situandose em 1.756,3 mil hectares.

A estimativa inicial para produtividade média nacional está em um intervalo entre 24,97 scs/ha e 28,24 scs/ha, indicando redução em comparação à safra anterior de 15,7% até 25,4%.

Para a produção de arábica a perspectiva é de redução no volume final, devendo ficar entre 29.719,3 mil sacas e 32.990,5 mil sacas de café arábica beneficiado. Já a produção do conilon está inicialmente estimada entre 14.134,7 mil sacas e 16.598,1 mil sacas de café conilon beneficiado.

 

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download do arquivo [3.70 MB]