Com a colheita já iniciada, os produtores brasileiros de café deverão colher 58,81 milhões de sacas beneficiadas na atual temporada. O resultado, se confirmado, representa o terceiro ano seguido de crescimento no volume total a ser colhido. Na comparação com o ano passado, a alta chega a 6,8%, e, em relação a 2022, ano de bienalidade positiva, porém de baixas produtividades devido a condições climáticas adversas, o incremento é de 15,5%. Os dados estão no 2º Levantamento da Safra 2024 de Café, publicado nesta quinta-feira (23) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Para o café arábica, principal espécie colhida no Brasil, a expectativa é de uma safra de 42,11 milhões de sacas. O resultado é reflexo de aumento na área em produção e na produtividade. De acordo com o levantamento, nesta temporada verifica-se crescimento de 2,2% na área em produção e redução de 3,4% na área em formação. O desempenho das lavouras brasileiras está estimado em 27,7 sacas por hectare, aumento de 5,9% em relação à safra de 2023. Em Minas Gerais, maior estado produtor de arábica, a safra está estimada em 29,84 milhões de sacas.

A Conab também prevê uma alta na colheita do conilon de 3,3%, mesmo com uma leve redução na área. A elevação se justifica pelas melhores condições climáticas, principalmente no Espírito Santo, maior estado produtor da espécie, e pelo bom aporte tecnológico nas lavouras, o que reflete em melhores produtividades. Com isso, a expectativa é que sejam colhidas 16,71 milhões de sacas beneficiadas no Brasil, a segunda maior safra da série histórica da Conab para o conilon. Só o estado capixaba deverá ser responsável pela produção de cerca de 10,81 milhões de sacas.

Área – A área total destinada à cafeicultura no país em 2024 é de 2,25 milhões de hectares, aumento de 0,5% sobre a safra anterior. Essa área engloba 1,9 milhão de hectares de lavouras que estão em produção (crescimento de 1,5%) e 344,61 mil hectares que estão em formação (redução de 4,7%).

Os números detalhados da produção brasileira de café e as análises de mercado do grão podem ser conferidos no Boletim completo do 2º Levantamento de Café – Safra 2024, publicado no site da Companhia.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download do arquivo [14.90 MB]