O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) acompanhou, nesta terça-feira, 4 de fevereiro, reunião entre o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, deputados e senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, em Brasília (DF). O objetivo principal do encontro foi definir ações de defesa, proteção e desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Mourão, que é coordenador do Conselho da Amazônia, explicou que o decreto que regulamenta o colegiado deverá ser publicado até a próxima semana, colocando sob responsabilidade da pasta a Força Nacional Ambiental, a regularização fundiária e a agenda da bioeconomia.

O vice-presidente da República também externou a necessidade de otimizar a comunicação sobre o Brasil fora do país e que os carros-chefes para tal devem ser a sustentabilidade do agronegócio e a conectividade no campo.

A ministra Tereza Cristina reforçou o papel da agropecuária na preservação ambiental, destacando que o agro não pode ser considerado vilão do meio ambiente, pois caminham juntos e a atividade agropecuária precisa preservá-lo para produzir.