Tereza Cistina se despede do Mapa para concorrer ao Senado por Mato Grosso do Sul. Assume a Pasta o até então secretário-executivo Marcos Montes

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou, hoje, da cerimônia de transmissão de cargo no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizada na sede da Pasta, em Brasília (DF). A ministra Tereza Cristina se despediu para se candidatar ao Senado pelo Estado do Mato Grosso do Sul. Quem assumiu a Pasta foi o até então secretário-executivo Marcos Montes.

“A ministra Tereza Cristina foi uma excelente gestora, com uma condução que permitiu avanços significativos no agro brasileiro. Ela agradeceu a postura do Cecafé nas reuniões e debates que envolvem a cafeicultura, como no Conselho Deliberativo da Política Cafeeira (CDPC), assim como nas ações de promoções internacionais do café, vistas como muito positivas e que colaboram com a imagem sustentável do produto no exterior”, destaca Marcos Matos, diretor Geral do Cecafé, que representou a entidade no evento.

Segundo ele, a ministra deixa um legado excepcional, de um comando que tomou frente em diversos assuntos voltados a questões fitossanitárias, sustentáveis e de modernização, que permitiu a abertura de centenas de mercados para a agropecuária brasileira e, principalmente, garantiu a segurança alimentar durante a pandemia da Covid-19 e, mais recentemente, com o conflito na Ucrânia.

O diretor Geral do Cecafé vê com bons olhos o sucessor de Tereza Cristina, pois se trata de um profissional com grande conhecimento do setor, uma vez que é produtor rural – além de médico – e conhece a realidade do setor.

“Marcos Montes é nosso grande conhecido, está à disposição e quer debater nossa agenda para sempre entender melhor o que temos feito e quais são os desafios e oportunidades. Com seu know how, deverá dar continuidade à condução assertiva da Pasta e deveremos ter um Ministério que seguirá apoiando o agro brasileiro a superar os desafios globais”, conclui.