O diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou, na manhã de hoje (10), da cerimônia de transmissão de cargo na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, quando tomou posse o novo titular da Pasta Antonio Julio.

“Em presença prévia no gabinete do novo secretário e no evento mais amplo posterior, prestigiado pelo governador Tarcísio de Freitas e diversos secretários de Estado, demonstrando sinergia no novo governo, recebemos informações de que a Pasta terá como foco conectividade, sustentabilidade e bionergia, pontos que estão alinhados com os pilares de atuação do Cecafé”, revela Matos.

De acordo com ele, Antonio Julio também destacou que a gestão dará a devida atenção a outros temas prioritários do agro paulista, como seguro rural, pesquisa científica e o fortalecimento dos institutos, irrigação e reserva de água nas propriedades.

O ex-secretário Francisco Matturro salientou conquistas obtidas pelo Estado, como a validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA), que representam grande avanço e colocam São Paulo como exemplo, pois são pontos obrigatórios para a implantação de fato do Código Florestal no Brasil.

“Ele lembrou que o mundo está de olho nessa questão ambiental e que foi muito importante o desenvolvimento desses trabalhos pelo Estado. Ele também mencionou a proximidade de ideias com a atual gestão, que permitirá que o novo governo mantenha o desenvolvimento do agronegócio paulista com foco nas demandas globais cada vez mais exigentes”, revela Matos, que completa que, além de Matturro, outros três ex-secretários de Agricultura marcaram presença no evento.

Em sua fala, o governador Tarcísio de Freitas recordou que São Paulo é um dos maiores produtores agropecuários do país, figurando entre os três primeiros Valores Brutos de Produção, dotado de diversidade de produtos, porte de agricultores e regiões produtoras.

“O governador também destacou seu compromisso com os institutos de pesquisa, que é uma bandeira de campanha, e afirmou que as portas estão abertas para o agro, setor que respeita e que tem como grande parceiro na construção do plano de governo”, afirma o diretor do Cecafé.

Matos lembra que outro ponto destacado pelo novo secretário Antonio Julio é a necessidade de inserir os diversos setores do agro de acordo com as prioridades apresentadas pela demanda global. “Algo que o Cecafé, com atuação internacional, também busca em suas diversas ações representando a sustentabilidade e o respeito socioambiental dos cafés do Brasil em todo o mundo”, conclui.