O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou, nesta quarta-feira, 2 de outubro, de reunião do Grupo de Trabalho da Plataforma Brasil de Sustentabilidade do Café, em Cacoal, Rondônia.

Na sequência, realizou-se Dia de Campo no Sítio Rio Limão, da família Bento, também em Cacoal. “Foram debatidos temas relacionados a sustentabilidade e qualidade da produção de café, como manejo e fisiologia, irrigação, uso de agroquímicos e devolução de embalagens vazias”, informa a gestora de Sustentabilidade do Cecafé, Lilian Vendrametto, que representou a entidade nos eventos.

As discussões também contaram com a contribuição de representantes da Secretaria Estadual de Agricultura, das Emateres de Rondônia, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, do Inpev, da Idaron, da Embrapa e do Sebrae, além de indústrias e exportadoras do Brasil.

De acordo com Lilian, também foram realizadas visitas aos indígenas produtores de café da tribo Suruí, assistidos pela Emater-RO. Para amanhã, 3 de outubro, ainda dentro do cronograma de atividades, está prevista a premiação do 4º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé).