Entidade expôs sustentabilidade, diversidade e qualidade do produto, além dos projetos de rastreabilidade e inclusão social e digital que desenvolve

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou, de 28 de setembro a 1º de outubro, da III Feira Internacional de Café, Cacau e Agroturismo (Ficca-Huila 2023), em Neiva, Huila, principal departamento produtor de café da Colômbia, a convite da Embaixada do Brasil em Bogotá. O evento contou com aproximadamente 35 mil visitantes, que incluem, além da delegação brasileira, diplomatas e representantes dos Emirados Árabes Unidos, Polônia e Estados Unidos.

Nos quatro dias, o Cecafé promoveu a sustentabilidade, a diversidade e a qualidade dos cafés brasileiros, além de apresentar informações ao público presente sobre a cafeicultura no Brasil, destacando as variedades cultivadas, a área destinada à produção, o caráter de agricultura familiar dos cafeicultores, além dos projetos de sustentabilidade, rastreabilidade e inclusão social e digital que vêm sendo desenvolvidos pela entidade.

Os presentes na feira demonstraram muito interesse no produto brasileiro, sobretudo em suas características e nos processos de importação para a Colômbia. É válido destacar que os colombianos ocupam a sexta colocação no ranking dos principais destinos dos cafés do Brasil, tendo importado 871 mil sacas entre janeiro e agosto deste ano.

A delegação nacional na Ficca-Huila 2023 contou com a presença do embaixador do Brasil em Bogotá, Paulo Estivallet de Mesquita, do adido Agrícola na Colômbia, Clóvis Serafini, do segundo secretário e do assessor na Embaixada, Leonardo Bento e Cesar Avellaneda, respectivamente, do auditor fiscal e ex-chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Superintendência Federal da Agricultura no Paraná, Elton Massarollo, além da assessora Internacional do Cecafé, Isabela Costa.