Entidade elogia exemplar trabalho dos produtores voltado à sustentabilidade, com preservação do meio ambiente e respeito ao social

O diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, conheceu, ontem, 6 de dezembro, o cenário cafeeiro de Divinolândia (SP), visitando propriedades rurais, armazéns e ministrando palestra na Associação dos Cafeicultores de Montanha de Divinolândia (APROD).

“É louvável o trabalho dos produtores, majoritariamente da agricultura familiar, nessa região vulcânica. As propriedades são exemplos de sustentabilidade, com preservação do meio ambiente e cuidado social. Essa é mais uma de nossas origens produtoras que fomentam o respeito aos critérios ESG dos cafés do Brasil”, elogia.

Na palestra, Matos apresentou o desempenho das exportações brasileiras no acumulado de 2023, destacando os avanços registrados, principalmente, para a Ásia, abordou as novas regulações impostas pelos mercados consumidores, cada vez mais voltadas ao respeito aos critérios da governança socioambiental, e as ações de promoção da sustentabilidade dos cafés do Brasil que o Cecafé realiza.

“Esse trabalho de fortalecimento da imagem positiva dos nossos cafés em todo o mundo foi muito elogiado por produtores e lideranças da região, que disseram contar conosco para seguir abrindo e ampliando mercados aos cafés que produzem”, conclui.