Evento é importante para cooperação, troca de conhecimentos e discussões sobre temas relevantes à sustentabilidade da cafeicultura

O Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF), em parceria com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e o Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV), realiza, de 24 a 26 de setembro, em Vitória (ES), o 12º Simpósio Estadual do Café e a 9ª Feira de Insumos, tradicionais e importantes eventos sobre a cafeicultura do Espírito Santo.

Segundo a gestora de Sustentabilidade do Cecafé, Lilian Vendrametto, este ano o simpósio conta com uma programação diversificada, envolvendo discussões sobre temas de interesse ao setor cafeeiro capixaba, como os obstáculos e desafios do mercado internacional, uso adequado da água para irrigação, sucessão familiar, aspectos sobre as questões climáticas, entre outros.

Nesta quarta-feira, foram realizados três painéis de debates e troca de ideias, que trataram de temas como (i) mercado, desafios e perspectivas; (ii) eficiência da irrigação e alternativa de energia para o setor rural; e (iii) inovação tecnológica e comercial para cafés especiais. Amanhã, último dia do simpósio, os participantes abordarão assuntos relacionados a tecnologia e conjuntura.

“O Cecafé apoia essa parceria e percebe claramente que eventos como esses se constituem em fóruns importantíssimos para cooperações, troca de conhecimentos e discussões sobre temas relevantes para a sustentabilidade da cafeicultura”, finaliza a gestora do Conselho.