Cecafé participou do lançamento do Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro, produto de parceiros e associados, apresentado pela illycaffè

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) prestigiou, na terça-feira, 10 de outubro, o lançamento do primeiro café no mundo com certificação de origem 100% proveniente da agricultura regenerativa, realizado pela empresa italiana illycaffè. Trata-se do Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro, que foi apresentado durante evento no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo (SP), que recebe uma exposição organizada pela illy sobre agricultura regenerativa e degustação gratuita do produto até o próximo dia 15.

“É uma honra ver um produto, fruto do trabalho de nossos parceiros e associados, ter o reconhecimento de uma das principais compradoras multinacionais do mundo. O Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro externa o sistema produtivo resiliente e dotado de inovações tecnológicas da cafeicultura brasileira, que é um importante agente no combate ao aquecimento global, já que estudos realizados pelo Cecafé, sob coordenação técnico-científica de Imaflora e do professor (Carlos) Cerri, da Esalq/USP, atestou que os cafés do Brasil são carbono negativo, retirando muito mais gases de efeito estufa da atmosfera do que emitindo em seu processo de produção”, enaltece Márcio Ferreira, presidente do Cecafé.

Segundo ele, ver gigantes do comércio mundial do café, como a illy, direcionar seu foco a modos sustentáveis de produção reflete a sinalização das novas regulações do mercado global e consumidores cada vez mais exigentes quanto a produtos que sejam elaborados com respeito ao meio ambiente e às pessoas.

Nesse contexto, afirma Ferreira, o Brasil é vanguarda e referência a todas as outras origens produtoras do mundo. “Nós, há décadas, investimos em pesquisa e empregamos tecnologias no campo, o que nos permitiu alcançar produção em larga escala ao mesmo tempo em que conservamos o solo e preservamos os recursos naturais nas propriedades. Em cerca de 60 anos, o Brasil reduziu pela metade sua área destinada à cafeicultura, hoje em aproximadamente 2 milhões de hectares, tendo aumentado, simultaneamente, sua produção em mais de 400%. Além disso, nas cidades onde a atividade cafeeira está instalada, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal é superior à média dos demais municípios. Isso é o mais puro exemplo de governança socioambental, de respeito aos critérios ESG”, assegura.

O presidente do Cecafé recorda, ainda, que o Brasil é o maior repassador do preço Free on Board (FOB) da exportação aos produtores, percentual próximo a 90%. “Todo esse cenário financeiro positivo a nossos cafeicultores vêm possibilitando a sucessão familiar, bem-estar social, enfim, uma vida digna. Esse é um dos pilares de nossa atuação, que conduzimos com nossos programas e iniciativas de inclusão social e digital. E, mais bacana ainda, é notarmos que a illycaffè, essa gigante do mercado cafeeiro global, reconhece e, principalmente, valoriza esse trabalho sustentável”, conclui.

A agricultura regenerativa é uma forma de cultivo que permite a recuperação do solo e do meio ambiente a sua volta, reduzindo a emissão de CO2 e equivalentes na atmosfera, otimizando a saúde do ecossistema, garantindo, assim, sua viabilidade em longo prazo. Os cafés do Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro serão fornecidos por 20 produtores da região à illy, que disponibilizará o produto 100% brasileiro, com selo de denominação de origem, para comercialização em todo o mundo.

O Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro possui certificação da entidade global regenagri, que comprova que houve um aumento de substâncias orgânicas no solo, além de melhoria da biodiversidade, reequilíbrio das funções naturais do ecossistema, sequestro de CO2 atmosférico e melhora dos ciclos de água, carbono e nutrientes. O produto é especial e diferenciado, com notas de caramelo e frutas secas, e está disponível em latas de 250g nas versões grão e moído.