O presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Nelson Carvalhaes, concedeu entrevista, nesta terça-feira (19), ao programa Bem da Terra, da TV Terraviva, do Grupo BAND. Ele abordou o cenário das exportações nacionais, que deverão encerrar o ano civil 2019 registrando recorde.

Carvalhaes também falou sobre as expectativas positivas para ampliação do mercado internacional e destacou o posicionamento da China, após reunião do BRICS, semana passada, em Brasília (DF), que anunciou um investimento de US$ 100 bilhões no Brasil. “Para se ter uma ideia, significa metade de uma reforma da Previdência”, destacou.

O presidente salientou, ainda, o fantástico potencial para consumo de café de mercados asiáticos, em especial Índia, Indonésia e até o Vietnã, além da própria China. Segundo ele, Vietnã, Camboja, Laos e Mianmar somam 220 milhões de pessoas, é um Brasil. “Precisa-se estimular o hábito de beber café nesses mercados, que representam um potencial extraordinário de consumo”, conclui.