Em audiência virtual, ministra Tereza Cristina confirmou apoio institucional do Ministério aos programas de sustentabilidade do Conselho

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou, nesta tarde, de audiência virtual com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, para apresentar sua nova composição diretiva e fazer a atualização da representação dentro do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), que passará a ter como titular da entidade o presidente Nicolas Rueda.

Na webreunião, que também contou com a participação do diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do Mapa, Silvio Farnese, e do diretor geral do Cecafé, Marcos Mattos, os representantes do Conselho recordaram a viagem feita pela ministra à China, em 2019, e todo o trabalho de aproximação realizado pela titular da Pasta com os governantes do principal mercado agro do Brasil.

Os representantes do Cecafé congratularam a ministra pelo report feito à época para as organizações do agro sobre a importância do mercado chinês, aproveitando a janela de oportunidade das visitas oficiais.

A entidade recordou o envio de apoio a esse trabalho de aproximação e das pautas relacionadas ao país, que, desde então, vem sendo tratadas junto ao Mapa para expor as ações que o Conselho desenvolve por lá e as possibilidades de trabalho conjunto para a otimização da imagem sustentável e à ampliação da participação do café brasileiro nesse promissor e crescente mercado asiático.

A sustentabilidade da cafeicultura brasileira também foi tema de destaque na audiência virtual. O Cecafé apresentou seus programas de sustentabilidade “Criança do Café na Escola”, “Produtor Informado”, “MI Social” e “MI Agroquímicos”, que revelam, de forma nítida, detalhes da preocupação socioambiental da entidade.

Tereza Cristina ficou animada com os projetos que expõem detalhes da prática sustentável nos cafés do Brasil e com o anúncio de uma série de vídeos que o Conselho desenvolverá sobre o tema e sobre o lado humano da atividade cafeeira no país. Ela finalizou reforçando o apoio institucional e uma maior aproximação do Mapa a todos os programas de sustentabilidade do Cecafé.